Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3933
Título: Êh, Çairé, festa profana de fé: representação e lugar sob a perspectiva da geografia cultural
Autor(es): Santos, Moisés Daniel de Sousa dos
Palavras-chave: Çairé
Geografia cultural
Manifestações culturais
Data do documento: 2017
Citação: SANTOS, Moisés Daniel de Sousa dos. Êh, Çairé, festa profana de fé: representação e lugar sob a perspectiva da geografia cultural. 2017. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Resumo: A Geografia Cultural, por meio das manifestações culturais, busca refletir sobre as marcas da ligação dos indivíduos com o lugar, quando esse espaço possui singularidade afetiva ao sujeito. Assim, a realização das festas e festejos populares apresentam-se como a celebração da identidade do indivíduo com o espaço e onde também estão explícitas a representação de relação através de simbologia própria de festejos. Dessa forma, ao tratar da temática de festas e festejos populares sob a perspectiva da relação espaço e cultura, pode-se ressaltar os aspectos que tornam esses eventos uma singularidade para os moradores do lugar, no caso da pesquisa em questão, elegeu-se o distrito de Alter-do-Chão, Santarém-PA, com a Festa do Çairé. Com a presente pesquisa pretende-se analisar a representação do lugar na perspectiva de personagens da festa do Çairé e moradores de Alter-do-Chão. Assim, foi analisada a simbologia a partir da visão dos colaboradores envolvidos no festejo. Assim, com esse estudo pretendeu-se trazer uma abordagem distinta para Geografia Cultural, considerando-se que o tema é bastante relevante por sua dinâmica que discute o espaço e no qual as relações econômicas, sociais e culturais têm se constituído a partir de uma manifestação religiosa e popular, a Festa do Çairé. Para tanto, foram realizadas leituras aprofundadas do universo simbólico e das representações que refletem as espacialidades das pessoas na realização dessa manifestação cultural. Nesta perspectiva, as representações são apresentadas como expressões do mundo e refletem a dimensão simbólica presente no espaço de vivência das pessoas. Através dela se busca as práticas simbólicas, os sentidos atribuídos aos lugares, lembrando que a linguagem media as representações. Percebe-se uma valorização do ser humano e sua relação com o meio, sobretudo, os valores, costumes, tradições daquilo que o homem tem de seu mundo. Além dos elementos físicos, a festa também carrega simbologia muito explícita: os personagens, Arco do Çairé, Cores, mastros, bandeiras, entre outros que possuem um significado que expressa uma territorialidade, assim vê-se que os símbolos apresentam-se como marcadores culturais e do lugar.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3933
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf7,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.