Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3936
Título: Avaliação dos latossolos da área de preservação permanente do igarapé Nazaré, no município de Ji-Paraná/RO, sob diferentes tipos de coberturas da terra
Autor(es): Figueiredo, Regina Geralda de
Palavras-chave: Área de preservação permanente
Degradação dos solos
Fertilidade dos solos
Data do documento: 2021
Citação: FIGUEIREDO, Regina Geralda de. Avaliação dos latossolos da área de preservação permanente do igarapé Nazaré, no município de Ji-Paraná/RO, sob diferentes tipos de coberturas da terra. 2021. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: As alterações causadas pela transformação de áreas de florestas, que são protegidas pela legislação brasileira, em áreas de pastagem e piscicultura em latossolos ocasionam mudanças nas características químicas e físicas do solo, que podem impactar sobre os corpos d’água, afetando, assim, a fauna aquática e os moradores ao redor. Nesse sentido, o presente estudo vem determinar os principais tipos de usos na bacia do Igarapé Nazaré, no município de JiParaná, estado de Rondônia. Os tipos de usos foram: floresta, pastagem e piscicultura. Para investigar as condições em que se encontram esse três usos na Área de Preservação Permanente (APP) foram realizadas as análises químicas e físicas do solo nas profundidades de 0 a 20 e de 20 a 40 centímetros. As análises químicas e físicas são realizadas segundo as recomendações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA, 2011). A área das parcelas em cada uso foi de 80x80 metros, totalizando uma área de 2.400 m², dimensões utilizadas por a bacia possuir áreas de difícil acesso, assim como áreas particulares em que a entrada para avaliação não foi possível, principalmente devido à pandemia COVID-19. Os resultados da análise química do solo apresentou o uso piscicultura com menores taxas de pH e maior saturação de bases, isso devido ao alto teor de nutrientes presente nas águas residuárias da piscicultura, contudo, o uso floresta apresentou teores de fósforo e potássio maior que os outros usos, isso devido a ação dos ânions presentes na matéria orgânica que evitam que os cátions de fósforo e potássio lixiviem. Nas análises físicas, em todas as amostras, os solos foram classificados como textura franco-arenosa, porém, o uso floresta foi superior à piscicultura e à pastagem, com menores valores de densidade e compactação dos solos e maiores valores de umidade do solo, mostrando, então, a eficiência da floresta na manutenção da qualidade dos solos. Os resultados dos estudos demonstram que as áreas de preservação permanentes da bacia com tipo de solo classificado como latossolo necessitam de recuperação devido aos usos que estão sendo empregados e que prejudicam o solo, levando à degradação, além de ocasionarem problemas aos corpos d’água, como o uso piscicultura, o que poderá causar danos locais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3936
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.