Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva Júnior, Genival Gomes da-
dc.date.accessioned2023-02-02T12:15:30Z-
dc.date.available2023-02-02T12:15:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Genival Gomes da. Materiais didáticos para o ensino de química: especificidades para os estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2021. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Strictu Senso em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4051-
dc.description.abstractÉ importante refletir para compreender que a inclusão escolar não se consolida apenas com a matrícula dos estudantes com deficiência na escola, mas depende de muitas atitudes e ações das pessoas que atuam em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. No tocante às especificidades no ensino dos componentes curriculares como, por exemplo, a Química, a inclusão no Ensino Médio de estudantes com deficiências ainda é um processo em construção, assim como os aspectos que envolvem a formação de seus professores. Neste contexto, buscouse responder a seguinte questão: é possível desenvolver, em um trabalho direcionado aos professores de Química, a flexibilização de materiais didáticos de acordo com as necessidades e características específicas dos estudantes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista, de maneira a contribuir para o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem e visando uma prática pedagógica inclusiva? Esta pesquisa tem o objetivo de identificar as principais dificuldades encontradas pelos professores de Química durante o trabalho dos conteúdos específicos desta disciplina com os estudantes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista, e propor adequações no uso de materiais específicos para tornar a prática pedagógica inclusiva e melhorar o desempenho didático dos professores e o aprendizado de seus alunos. Foi realizada uma pesquisa-ação junto aos professores de Química e os profissionais que atuam no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus de Ji-Paraná. A partir dos resultados, observa-se a necessidade emergente de capacitações continuadas para que os professores se sintam confiantes para o trabalho com os estudantes com o Transtorno do Espectro Autista que chegam ao campus, bem como formações sobre a flexibilização dos recursos didáticos para os materiais trabalhados em sala de aula, no intuito de entender estes estudantespt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jefferson Nascimento (j.aires.pvh@gmail.com) on 2023-02-01T21:56:53Z No. of bitstreams: 1 disssertação.pdf: 1298699 bytes, checksum: 2457e5c162d2755fa2c2c21bc846d59c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-02-02T12:12:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 disssertação.pdf: 1298699 bytes, checksum: 2457e5c162d2755fa2c2c21bc846d59c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-02-02T12:15:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 disssertação.pdf: 1298699 bytes, checksum: 2457e5c162d2755fa2c2c21bc846d59c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-02T12:15:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 disssertação.pdf: 1298699 bytes, checksum: 2457e5c162d2755fa2c2c21bc846d59c (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.titleMateriais didáticos para o ensino de química: especificidades para os estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disssertação.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.