Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Gedeão Batista-
dc.date.accessioned2023-03-02T20:02:15Z-
dc.date.available2023-03-02T20:02:15Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Gedeão Batista. O uso de jogos lúdicos como recurso para o ensino de física: conteúdo de termologia. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4125-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Física de Ji-Paraná, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos quesitos para a obtenção do Título de Licenciado em Física, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo de Sousa Costa.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de um relado sobre a aplicação da metodologia lúdica como um recurso auxiliar para as aulas de física, em três turmas de segundo ano nível médio no horário noturno, desenvolvidos durante o ano de 2022, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jose Francisco dos Santos. Tendo como objetivo utilizar os jogos lúdicos como um recurso para o ensino de física na sala de aula para despertar a curiosidade e estimular os alunos a terem um papel mais ativo se tornado participativo e comunicativo e assim, se tornando responsáveis por construir seu próprio conhecimento para terem uma aprendizagem significativa e de qualidade através de um método facilitados de ensino. Para o desenvolver dessa abordagem lúdica foi necessário se organizar em três etapas, dos quais são: a primeira etapa a aplicação do conteúdo seguido por um questionário para avaliar o seu aprendizado na segunda etapa é a explicação sobre a plataforma Wordwall que séria utilizado e as regras estabelecidas e na terceira etapa foi a aplicação dos jogos aos alunos onde foi disponibilizado um QR code para acessar, e ao final do manuseio dos jogos, foi disponibilizado um segundo questionário para avaliar o crescimento da turma através desse recurso. Dentre os resultados esperados foi possível observar durante a aplicação a interação entre os estudantes e o interesse em saber mais sobre conteúdo, devido a utilização desse recuso facilitador de ensino, que proporcionou aos estudantes uma aula diferenciada que se coloca em pratica tudo o que aprendeu e assim de forma prazerosa atingissem o objetivo inicial proposto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-03-02T20:01:32Z No. of bitstreams: 1 TCC_Gedeao_Batista.pdf: 2908234 bytes, checksum: c440f8e89ba645cd10db26bdbfe78c77 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-03-02T20:01:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Gedeao_Batista.pdf: 2908234 bytes, checksum: c440f8e89ba645cd10db26bdbfe78c77 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-03-02T20:02:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Gedeao_Batista.pdf: 2908234 bytes, checksum: c440f8e89ba645cd10db26bdbfe78c77 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-02T20:02:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Gedeao_Batista.pdf: 2908234 bytes, checksum: c440f8e89ba645cd10db26bdbfe78c77 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMetodologia lúdicapt_BR
dc.subjectPlataforma Wordwallpt_BR
dc.subjectQR codept_BR
dc.titleO uso de jogos lúdicos como recurso para o ensino de física: conteúdo de termologiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Física (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Gedeao_Batista.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.