Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4155
Título: Mulheres lideranças camponesas: uma análise da relação de gênero e movimentos sociais no Assentamento 14 de agosto.
Autor(es): PRATES, Shirly Inglecia Silva
Palavras-chave: Gênero;
Mulheres;
Movimentos Sociais;
Lideranças femininas.
Data do documento: Mai-2022
Citação: PRATES, S. I. S. Mulheres lideranças camponesas: uma análise da relação de gênero e movimentos sociais no Assentamento 14 de agosto. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação do professor Dr. Rodrigo Pedro Casteleira.
Resumo: Este artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso realizado no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo, e tem como objetivo de análise compreender a atuação de dirigentes mulheres nos Movimentos Sociais Campesinos e o impacto das representações de gênero nas experiências como lideranças. Foi adotada uma metodologia qualitativa exploratória, e como técnica de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observação participante. As entrevistas foram aplicadas às mulheres camponesas que atuam em cargos de lideranças em dois movimentos sociais, moradoras do Assentamento 14 de Agosto, município de Ariquemes, no estado de Rondônia. Por meio dos dados analisados foi possível perceber a existência de vários fatores que diminuem a participação das mulheres nas lideranças como: insegurança, medo de participação, a falta de reconhecimento, falta de apoio familiar, falta de autonomia das mulheres e principalmente a desigualdade das relações de gênero.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação do professor Dr. Rodrigo Pedro Casteleira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4155
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.