Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4157
Título: Análise hematológica em bezerros submetidos a descorna térmica na região de Rolim de Moura - RO.
Autor(es): ESTEVAM, Dhionatan Salvador
Palavras-chave: Descorna ferro quente;
Leucócitos;
Hemograma.
Data do documento: 2022
Citação: ESTEVAM, D. S. Análise hematológica em bezerros submetidos a descorna térmica na região de Rolim de Moura - RO. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do professor Dr. Bruno Leonardo Mendonça Ribeiro.
Resumo: A pecuária é uma das atividades mais importantes para a economia brasileira, se destacando como o maior rebanho comercial de bovinos do mundo, tendo mais de 218 milhões de cabeças. Alguns manejos são realizados dentro das propriedades com intuito de melhora na produção, entre eles estão a descorna com a utilização do ferro quente. Para melhor evidenciar os efeitos deste procedimento ao animal e estabelecer um melhor manejo pode ser utilizado o estudo hematológico. A hematologia auxilia no diagnóstico de diversas enfermidades e também na avaliação clínica dos ruminantes domésticos. O objetivo desse trabalho foi relatar se existe alteração hematológica em bezerros que passaram por descorna, na região de Rolim de Moura, Rondônia. O experimento foi realizado com 19 bezerros leiteiros de propriedades da cidade e as colheitas de sangue foram feitas no dia da descorna, dois dias após e 21 dias após o procedimento. Os resultados demonstraram que no presente estudo ouve alterações estatísticas apenas nos valores de leucócitos totais e de neutrófilos segmentados dois dias após o procedimento, não apresentando diferença estatística na série vermelha. Com isso, conclui-se que o procedimento de descorna induz a uma alteração hematológica 2 dias após a sua realização e se normaliza após os 21 dias.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do professor Dr. Bruno Leonardo Mendonça Ribeiro.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4157
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise hematológica em bezerros submetidos a descorna térmica na região de Rolim de Moura, RO..pdf862,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.