Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4158
Título: Identificação molecular de Anaplasma marginale, Babesia bovis e Babesia bigemina em Rhipicephalus (Boophilus) microplus na Zona da Mata Rondoniense.
Autor(es): SILVA, Renato da
Palavras-chave: Carrapatos;
TPB;
Propriedade familiar;
Anaplasmose;
Babesiose.
Data do documento: 1-Ago-2022
Citação: SILVA, R. Identificação molecular de Anaplasma marginale, Babesia bovis e Babesia bigemina em Rhipicephalus (Boophilus) microplus na Zona da Mata Rondoniense. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação da professora Dra. Mayra Araguaia Pereira Figueiredo.
Resumo: A presença de carrapatos no rebanho é uma problemática enfrentada pelos pecuaristas brasileiros, principalmente quando se trata da espécie Rhipicephalus (Boophilus) microplus, responsável por quedas de produção, levando assim à prejuízos econômicos. Além de causar danos a sanidade dos animais acometidos, devido as consequências do hematofagismo, também é importante e fundamental na transmissão de agentes patogênicos Babesia spp. e Anaplasma marginale, causadores do Complexo Tristeza Parasitária Bovina (TPB), enfermidade presente no cotidiano da pecuária de gado de corte e leite. Assim, evidencia-se a necessidade de conhecimento de sua epidemiologia, e o presente estudo objetivou realizar a identificação molecular de patógenos parasitos de bovinos em Rhipicephalus (Boophilus) microplus na zona da mata rondoniense: Anaplasma marginale, Babesia bovis e Babesia bigemina. Foram coletados carrapatos de boi em 24 propriedades, cada uma representando uma amostra em pool com 10 carrapatos, no período de junho de 2021 a maio de 2022. Os espécimes foram armazenados em álcool a 70°GL até a extração com kit comercial. Também foi aplicado um questionário para caracterização epidemiológica das propriedades. Para identificação de fragmentos do DNA utilizaram-se oligonucleotídeos baseados no gene msp 4 para A. marginale e no gene rap-1 para identificação de B. bovis e B. bigemina. Dos 24 pools, nenhum foi positivo para as duas espécies de Babesia, no entanto, 14 pools foram positivos para A. marginale tendo amostras dos sete municípios da zona da mata: Alta Floresta D'Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Castanheiras, Nova Brasilândia D'Oeste, Novo Horizonte D‟Oeste, Rolim de Moura e Santa Luzia D'Oeste. De acordo com os dados do questionário nas propriedades não se realiza quarentena dos animais adquiridos, a maioria não faz pesquisa de hemoparasitos nos animais e possui animais com maior parte do sangue europeu, sendo dessa forma mais susceptível à infestação por carrapatos e possibilitando maior probabilidade de infecção por hemoparasitos transmitidos por R. (B.) microplus. Ampliar as pesquisas epidemiológicas da circulação de parasitos em bovinos auxiliam no controle e também no aumento da produtividade nas propriedades leiteira de base familiar.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação da professora Dra. Mayra Araguaia Pereira Figueiredo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4158
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.