Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4159
Título: Avaliação higiênico-sanitária para isolamento de Salmonella sp. de tambaqui (Colossoma macropomum) cultivados em pisciculturas no município de Rolim de Moura, Rondônia.
Autor(es): SANTOS, Helen Cassia dos
Palavras-chave: Qualidade;
Alimento seguro;
Microbiologia de alimentos;
Patógeno Ambiental;
Peixe Nativo.
Data do documento: 1-Ago-2022
Citação: SANTOS, H. C. Avaliação higiênico-sanitária para isolamento de Salmonella sp. de tambaqui (Colossoma macropomum) cultivados em pisciculturas no município de Rolim de Moura, Rondônia. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharela em Medicina Veterinária, sob a orientação do professor Dr. Wilson Gómez Manrique.
Resumo: O pescado é um alimento rico em proteínas, de fácil digestibilidade, baixo teor de gordura e rico em ácidos graxos do tipo ômega-3. Apesar desses benefícios, o pescado é um alimento altamente suscetível à deterioração, devido à sua composição química e, sobretudo, o pH próximo à neutralidade, o que favorece o desenvolvimento microbiano, visando segurança alimentar e prevenção das doenças transmitidas por alimentos, como a bactéria patogênica Salmonella sp. que em peixes, há poucos relatos desta bactéria como causadora de doença e se relacionam na maioria das vezes à água contaminada, ou ainda, as práticas de manuseio incorretas. O presente estudo teve por objetivo avaliar a presença de Salmonella sp. e a qualidade higiênicasanitária de tambaqui (Colossoma macropomum) cultivados no município de Rolim de Moura. A avaliação do pescado se perfez pelo método microbiológico ISO 6579-1/2017 para presença de Salmonella em alimentos onde se considerou amostras positivas a presença de crescimentos de colônias e coloração características dos ágares utilizados. Para o Ágar Xilose Lisina Desoxicolato (XLD), as colônias se apresentaram cor de rosa escuro, sem centro preto, centro preto grande e brilhante, ou ainda, inteiramente de cor preto. O segundo meio de cultura utilizado no estudo, foi o Ágar Cromogênico Salmonella que considera positivo as placas onde teve crescimento de colônias de coloração magenta. Ao longo do período da pesquisa foram estudadas 60 amostras de musculatura dorsal com pele de pisciculturas de Rolim de Moura - Rondônia proveniente de seis tanques. Observou-se a presença de colônias características de Salmonella sp. em quatro tanques, no entanto não se obteve significância estatística entre os tanques de peixes e período hidrológico, totalizando 8 peixes com presença de Salmonella e 52 com ausência. Em relação aos padrões microbiológicos vigentes, esses quatro tanques de peixes apresentaram qualidade inaceitável. Neste sentido, visando a produção de peixes de qualidade higiênico-sanitária, que gere renda ao produtor ou mesmo para exportação, a avaliação microbiológica é vista como um ponto onde oferece que o alimento considerado seguro, para tanto há necessidade de avaliações de manejo e alimentação dessas pisciculturas e para melhor diagnóstico uso de biotecnologia como a técnica de biologia molecular e implantação de sistema de análise de perigo e pontos críticos de controle.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharela em Medicina Veterinária, sob a orientação do professor Dr. Wilson Gómez Manrique.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4159
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.