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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4230
Título: | Sequência didática das aplicações das leis de Newton para Educação do Campo |
Autor(es): | Basto, Sérgio de Souza |
Palavras-chave: | Ensino de Física Leis de Newton Educação do Campo |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | BASTO, Sérgio de Souza. Sequência didática das aplicações das leis de Newton para Educação do Campo. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022. |
Resumo: | A educação do campo proporciona experiências únicas e com significados diferentes. Deve servir de instrumento para transformação social e compreensão do educando sobre o mundo e sua vivência. Sendo assim, o componente curricular de Física é de suma importância já que muitos acontecimentos no campo, ou no meio rural, têm explicações físicas e estão presentes no cotidiano do educando. Nesse contexto, o objetivo da presente dissertação foi a elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre as Leis de Newton, para a educação do campo, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel. O produto educacional foi desenvolvido na forma de sequência didática e aplicado a alunos do nono ano do Ensino Fundamental, da Escola Polo Municipal de Ensino Fundamental Neuza de Oliveira Bravin. A execução do produto educacional envolveu três fases distintas, sendo a primeira para um diagnóstico inicial; a segunda para elaboração e aplicação da sequência didática, por meio da realização dos experimentos com os alunos; e a terceira e última fase para análise final e avaliação com a participação dos alunos. A estruturação da pesquisa em sala de aula buscou subsídios para os educadores interessados em aplicar a metodologia de ensino sobre as Leis de Newton em sala de aula focando a educação do/no campo visando uma aprendizagem significativa dos alunos. O resultado dessa pesquisa gerou frutos, como a disponibilização de um material didático (produto educacional) que poderá ser utilizado por outros professores da educação do campo, tornando assim o ensino de Física mais atrativo e compreensível aos alunos. Notou-se também uma aprendizagem significativa dos alunos após a aplicação do produto, observando diferenças no conhecimento sobre as leis de Newton por meio da avaliação e observações realizadas. |
Descrição: | Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como parte dos quesitos necessários para obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob orientação da Profª. Dra. Eliane Silva Leite. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4230 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações) |
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