Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4248
Título: | Ensino da temática energia com três aplicativos da plataforma SimuFísica no novo ensino médio |
Autor(es): | Oliveira, Cristiane Mara |
Palavras-chave: | SimuFísica Ensino de Física Simulações computacionais Energia Aplicativos |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | OLIVEIRA, Cristiane Mara. Ensino da temática energia com três aplicativos da plataforma Simufísica no novo ensino médio. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023. |
Resumo: | No processo de ensino de física, nos deparamos com inúmeras pesquisas que buscam maneiras diversificadas de ensino-aprendizagem através de metodologias diferenciadas e eficazes. Várias publicações voltadas ao ensino de física apresentam mudanças na forma de apresentar os conteúdos de física de maneira tal que o processo de ensino proporcione ao aluno uma participação ativa e construtiva. Em busca de mudanças, o professor precisa explorar meios inovadores que envolvam o uso da tecnologia e que permitam ao aluno uma conexão com a ciência estudada. Uma proposta muito promissora é o uso dos meios computacionais e seus recursos, já que vem sendo aplicada por muitas instituições de ensino, com resultados além dos esperados. Frente a esses resultados, os professores se despertaram para explorar o uso desses recursos de maneira significativa, aliando-os às teorias de aprendizagens no processo de ensino. No ensino de Física, por exemplo, onde são estudados conceitos, equações e cálculos, houve a necessidade de trabalhar com plataformas que relacionam conceitos e problemas estudados através de simulações computacionais. O objetivo desta dissertação está voltado para o estudo da ciência Física, a dizer, a temática energia, através de simulações computacionais disponíveis na plataforma SimuFísica. O estudo dessa temática abrange os três anos do novo ensino médio. Com isso, preparamos um eBook, um livro digital voltado para o ensino de Física, composto por roteiros de aulas que envolvem três simulações disponíveis na plataforma SimuFísica. O eBook foi criado com a justificativa de oferecer propostas inovadoras no processo de ensino de Física através do uso de simulações computacionais disponíveis na plataforma SimuFísica, já que o SimuFísica permite ao educador trabalhar a compreensão e a construção de aprendizagem da ciência Física através de simulações computacionais em um ambiente interativo e significativo, além de proporcionar interação e comunicação entre os alunos. Por fim, esse trabalho de dissertação promove algo mais dinâmico, participativo e inclusivo entre o aluno e o momento de estudo com a Física. |
Descrição: | Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob orientação do Prof. Dr. Marco Polo Moreno de Souza. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4248 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_CRISTIANE_MARA_OLIVEIRA_CUNHA.pdf | Dissertação | 13,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.