Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4311
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Ana Lúcia Pedroso de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T15:34:20Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T15:34:20Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, A. L. P. A utilização de tecnologias digitais no ensino fundamental. 2023. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4311 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Célio Vieira Nogueira | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo investigar como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental podem utilizar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em suas práticas pedagógicas. As TDICs incluem computadores, tablets, smartphones, lousas interativas, softwares educativos, jogos educativos e aplicativos, e podem ser utilizadas em diversas áreas do ensino, desde a alfabetização até o ensino de matérias mais complexas, como Ciências e Matemática. No entanto, é importante ressaltar que a utilização das tecnologias digitais deve ser feita de forma equilibrada, sem substituir completamente as aulas presenciais ou o contato humano entre professor e aluno. É necessário que os professores sejam capacitados para utilizar essas tecnologias de forma adequada, e que as escolas tenham a infraestrutura necessária para suportar seu uso. A metodologia adotada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, cujo embasamento teórico foi obtido a partir da análise de livros e artigos especializados em educação, tendo como foco a relevância do uso de tecnologias em salas de aula do Ensino Fundamental. Em conclusão, a utilização de tecnologias digitais na Educação pode trazer diversos benefícios para a aprendizagem dos estudantes, desde que seja feita de forma equilibrada e planejada. É importante que os professores saibam como utilizar essas ferramentas e que as escolas estejam preparadas para apoiar sua implementação. A adoção das TDICs pode tornar o ensino mais atrativo, dinâmico e eficiente, proporcionando novas possibilidades de aprendizagem aos estudantes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-06-06T14:16:02Z No. of bitstreams: 1 Ana_Lucia___TCC_2023.pdf: 710882 bytes, checksum: 0a5bde37a0792487b643167765836c09 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-06-06T18:32:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ana_Lucia___TCC_2023.pdf: 710882 bytes, checksum: 0a5bde37a0792487b643167765836c09 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-06-06T19:27:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ana_Lucia___TCC_2023.pdf: 710882 bytes, checksum: 0a5bde37a0792487b643167765836c09 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-12T15:34:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana_Lucia___TCC_2023.pdf: 710882 bytes, checksum: 0a5bde37a0792487b643167765836c09 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A utilização de tecnologias digitais no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana_Lucia___TCC_2023.pdf | Arquivo final | 694,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.