Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4400
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Assís, Ana Fabíola de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-11T00:01:58Z | - |
dc.date.available | 2023-07-11T00:01:58Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | ASSÍS, Ana Fabíola de . Ações de promoção à saúde em estudantes do ensino médio: Uma revisão de literatura. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Pública da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4400 | - |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: A promoção da saúde é conhecida por visualizar problemas que futuramente causarão danos à saúde, buscando enfrentá-los através de ações que conscientizem a população, bem como compreender a complexa rede de determinantes da saúde e do processo saúde-doença-cuidado. O objetivo principal deste estudo é descrever ações de promoção à saúde em estudantes do ensino: uma revisão de literatura atualizada. MÉTODOS: Para elaboração da pergunta norteadora foi utilizada a estratégia de busca PICo – população, fenômeno de interesse e contexto – The Joanna Briggs Institute (2014). Foi realizada a seguinte questão norteadora: - “Como são aplicadas as ações de promoção à saúde aos estudantes do ensino médio? - A listagem do vocabulário livre e indexado foi realizada por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCs) e Medical Subject Headings (MeSh). RESULTADOS: De acordo com os estudos, cerca de 90% (n=7) estão na língua inglesa, e 10% (n=1) na língua espanhola. 50% (n=4) evidenciam a importância da interprofissionalidade nas ações de promoção da saúde, integrada à comunidade. Os outros 50% (n=4) evidenciam a educação em saúde em diferentes contextos e formas para alcançar de forma assertiva os alunos do ensino médio. DISCUSSÃO: A promoção da saúde, qualidade de vida e educação em saúde se fazem presentes em todos os âmbitos, inclusive o escolar, com as ações desenvolvidas pelos professores tornam-se eficazes. Quanto à classificação dos resultados, observou-se nos estudos os aspectos que se remete a investigação da promoção da saúde, trazendo a figura do professor como o principal intermediário do conhecimento entre as ações de saúde e os estudantes. CONCLUSÃO: A promoção da saúde inclui uma gama de ferramentas capazes de interligar saberes em prol da qualidade de vida da população. Diversos fatores possibilitam ações de promoção à saúde nas escolas com apoio interprofissional e intersetorial, promovendo transformações para a melhora da qualidade de vida e prevenção da saúde. A escola é o local ideal para o desenvolvimento destas ações, visto que é um ambiente de constante aprendizado e ampliação dos horizontes, não só para adolescentes, mas também para a família, docentes e para a comunidade em geral. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Willen Duarte (willendudu12@gmail.com) on 2023-07-11T00:01:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_UNIR_ANA_FABIOLA.pdf: 682353 bytes, checksum: f8630511d6c18438cbadae8571ca5847 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-11T00:01:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_UNIR_ANA_FABIOLA.pdf: 682353 bytes, checksum: f8630511d6c18438cbadae8571ca5847 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Promoção à Saúde | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Ações de promoção à saúde em estudantes do ensino médio: Uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Saúde Pública (Trabalho de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_UNIR_ANA_FABIOLA.pdf | 666,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.