Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4575
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Bruna dos Santos da | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Cliciane Bentes | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-18T13:35:03Z | - |
dc.date.available | 2023-08-18T13:35:03Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruna dos Santos da; FERREIRA, Cliciane Bentes. Contribuições da linguística aplicada no processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola na educação básica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4575 | - |
dc.description.abstract | Este artigo é o resultado de uma investigação na perspectiva teórica da Linguística Aplicada (LA), tendo como objeto de estudo as contribuições da LA no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Espanhola, do 9º ano do Ensino Fundamental e dos 3º anos do Ensino Médio, em duas escolas da Educação Básica, uma em Guajará-Mirim/RO e outra em Nova Mamoré/RO, na fronteira Brasil/Bolívia. A pesquisa foi norteada pela seguinte problematização: quais as contribuições da LA no processo de ensino e aprendizagem de alunos da disciplina Língua Espanhola do 9º ensino fundamental e dos 3º anos do Ensino Médio, no contexto da Educação Básica? O objetivo geral da pesquisa foi investigar as contribuições da LA no processo de ensino e aprendizagem da disciplina Língua espanhola (LE), do 9º ano do ensino fundamental e dos 3º anos do Ensino Médio, na Educação Básica. Para tanto, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: identificar se o docente de Língua espanhola consegue reconhecer as características sociolinguísticas dos alunos para utilizar recursos diferentes durante o processo de aprendizagem da LE; identificar os recursos didáticos pedagógicos utilizados na ministração das aulas de LE; identificar, a partir de entrevista, a formação docente e as concepções de língua e linguagem de dois professores de LE e identificar quais são as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem mais apontadas/sentidas pelo professor de Língua Espanhola. O estudo do tema é relevante, pois possibilita uma maior compreensão das contribuições da LA, no processo de ensino e aprendizagem e na valorização da LE. A pesquisa, do tipo bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir da observação direta na sala de aula, de conversas informais com a professora, entrevista com aplicação de questionário a dois professores de LE, notas de campo e outros. Como suporte teórico-metodológico, utilizamos os estudos dos seguintes autores: Mattoso (1973); Cavalcanti (1986); Fleuri (2002); Paschoal e Celani (1992); Bastos e Matos (1993); Moita Lopes (2006); Santos (2012); e outros. Os resultados da pesquisa demonstram que a Linguística Aplicada contribui no processo de ensino e aprendizagem de alunos da disciplina de Língua Espanhola, na qual o docente precisa ser conhecedor das metodologias adequadas para não desenvolver o ensino apenas como atividade principal ocasionando a repetição mecânica e descontextualizada de estruturas linguísticas prontas, mesmo que elas sejam vistas como satisfatórias e desejáveis. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-17T15:04:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_BRUNA_E_CLICIANE.pdf: 506813 bytes, checksum: 0c33eb0f9f8a21c8fe9b9e7ce22d98f6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-18T13:35:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_BRUNA_E_CLICIANE.pdf: 506813 bytes, checksum: 0c33eb0f9f8a21c8fe9b9e7ce22d98f6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-18T13:35:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_BRUNA_E_CLICIANE.pdf: 506813 bytes, checksum: 0c33eb0f9f8a21c8fe9b9e7ce22d98f6 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Contribuições da linguística aplicada no processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola na educação básica | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_BRUNA_E_CLICIANE.pdf | 494,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.