Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4577
Título: Os significados da segurança do paciente para acadêmicos de enfermagem: um estudo de teoria fundamentada nos dados
Autor(es): Santana, Aline Thaís Ferreira
Palavras-chave: Segurança do paciente
Teoria Fundamentada
Ensino de enfermagem
Data do documento: 2023
Citação: SANTANA, Aline Thaís Ferreira. Os significados da segurança do paciente para acadêmicos de enfermagem: um estudo de teoria fundamentada nos dados. 2023. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Introdução: A segurança do paciente é um tema transversal e multidisciplinar, sendo ao mesmo tempo algo amplo e complexo devido aos significados, valores e crenças que abarca. Objetivo geral: Compreender os significados da segurança do paciente para acadêmicos de enfermagem. Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa tendo a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) Straussiana como base teórica e metodológica. Os participantes foram alunos da graduação de enfermagem do quarto e quinto ano, de instituições de ensino superior privada e pública. Os dados foram coletados no período de novembro de 2022 a abril de 2023, mediante entrevista semiestruturada e o preenchimento de um instrumento de caracterização dos participantes. Foi realizada a análise dos dados seguindo procedimentos da TFD: codificação aberta, codificação axial e integração dos dados, o processo analítico foi de forma manual. Resultados: Foram entrevistados 20 acadêmicos de enfermagem, sendo de uma instituição privada de ensino e de uma instituição pública de ensino, em dois grupos amostrais. A partir das codificações da TFD emergiram três fenômenos, suas categorias e subcategorias: “Vivenciando condições inerentes aos profissionais e ao ambiente de trabalho que representam desafios e oportunidades à assistência segura”; “Agindo os profissionais pautados em princípios que se opõem” e “Reverberando os desfechos das práticas seguras e inseguras ao profissional e ao ser cuidado” e a categoria central do estudo: Sendo a segurança do paciente um conjunto de práticas, conhecimentos e intenções que os indivíduos adquirem e adotam em sua vida profissional para superar os desafios assistenciais inerentes ao ambiente de cuidados e a si mesmos”. Considerações finais: os acadêmicos dos últimos anos da graduação em enfermagem significaram a segurança do paciente com base nas interações vivenciadas em suas experiências e conhecimentos adquiridos nos cenários de aprendizado teórico e prático durante a formação. Compreendendo a segurança do paciente sob uma ótica dicotômica entre o “seguro” e o “inseguro” relacionando-a às ações, conhecimentos e intenções dos profissionais nos ambientes do cuidado.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4577
Aparece nas coleções:Enfermagem (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Aline Thais Ferreira Santana.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.