Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4613
Título: A percepção ambiental discente sobre as águas de abastecimento na Amazônia Ocidental
Autor(es): Ponçadilha Júnior, Antonio Lázaro
Palavras-chave: Educação
Conservação
Consumo de água
Data do documento: 2023
Citação: PONÇADILHA JÚNIOR, Antonio Lázaro. A percepção ambiental discente sobre as águas de abastecimento na Amazônia Ocidental. 2023. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Conservação e Uso de Recursos Naturais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Estima-se que os estudantes brasileiros não tenham acesso a uma formação de caráter ambiental satisfatória. Nesse sentido, este estudo avaliou a percepção discente, por meio de um questionário, a fim de verificar alguns hábitos cotidianos, objetivando estimar o consumo médio de água utilizada diariamente. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor João Bento da Costa, localizada na cidade de Porto Velho/RO, com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Universidade Federal de Rondônia. O trabalho foi iniciado com a apresentação do projeto e a entrega dos termos de consentimento aos discentes. Após a devolução dos termos assinados, os participantes receberam o link de acesso ao questionário via WhatsApp e/ou e-mail, obtendo-se 505 questionários respondidos. A metodologia utilizada para a análise, inicialmente, partiu da estipulação da quantidade de água utilizada, calculada com base nas respostas obtidas no questionário. Em seguida, realizou-se um estudo comparativo, considerando-se sexo, modalidade de ensino e renda familiar. Os grupos foram analisados por meio de tratamento estatístico descritivo e inferencial. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas por sexo, constatando-se que as mulheres utilizam mais água que os homens, como também um maior consumo pelos estudantes do ensino regular em comparação com alunos da EJA. Não houve diferença estatisticamente significativa quanto à renda familiar. Visando estimular a conscientização ambiental e também contribuir para a qualidade de vida da sociedade como um todo, a escola ofertou uma disciplina de Educação Ambiental, promovendo encontros semanais, durante o segundo semestre do ano letivo de 2022. A intenção da disciplina foi contribuir com a formação discente, estimulando a conservação e o uso dos recursos naturais, o que, segundo os participantes, foi alcançado com êxito.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4613
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Conservação e Uso de Recursos Naturais (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ANTONIO LÁZARO PONÇADILHA JÚNIOR.pdf27,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.