Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4694
Título: Influência da suplementação mineral e vitamínica em parâmetros reprodutivos de fêmeas bovinas: revisão de literatura
Autor(es): Marchi, Bruno Augusto Bedin
Palavras-chave: Reprodução bovina
Vaca
Nutrição
macrominerais
Microminerais
Vitamina
Data do documento: 2021
Resumo: A nutrição é um fator crucial já conhecido e estudado quanto a sua influência na reprodução animal. Os minerais são considerados nutrientes fundamentais no organismo animal por participarem de diversas funções, como no metabolismo energético, crescimento, sistema imunológico, regulação e composição de biomoléculas e hormônios, regulação da pressão osmótica e equilíbrio acidobásico, ação antioxidante entre outras funções fisiológicas. As vitaminas, assim como os minerais, possuem funções chave como cofatores de enzimas ou elementos reguladores, participam e controlam processos metabólicos importantes. Tais efeitos implicam diretamente no desempenho reprodutivo e fertilidade animal, de forma direta ou indiretamente por influência no metabolismo. Diante disso, a suplementação com minerais e vitaminas vem sendo empregada a fim de obtenção de melhores índices reprodutivos. No entanto, o impacto desse tipo de suplementação não está totalmente elucidado, e em alguns casos não há consenso na literatura. O objetivo desta revisão é descrever a função dos minerais e algumas vitaminas e abordar a influência que a suplementação destes exercem sobre os parâmetros reprodutivos de fêmeas bovinas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4694
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Suplementação Mineral e Vitamínica - Bruno FINAL.pdfTCC647,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.