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dc.contributor.authorLima, Ana Laura Castelo Branco de-
dc.date.accessioned2023-10-18T09:29:56Z-
dc.date.available2023-10-18T09:29:56Z-
dc.date.issued2023-10-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Laura Castelo Branco de. A presença (ou não) da abordagem triangular na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Branco. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4754-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um brevíssimo histórico de como o ensino de arte se dava em ambiente escolar no Brasil antes da divulgação e difusão da Abordagem Triangular (concebida e sistematizada pela pesquisadora e professora pernambucana Ana Mae Barbosa), e das mudanças que sofreu a partir do advento e popularização da mesma. Abordarei aqui também diversos registros realizados por mim, durante minhas horas de estágio supervisionado na Escola E. E. F. M. Rio Branco (no município de Porto Velho, Rondônia) e sobre o desenrolar das aulas do componente curricular Arte naquela unidade escolar. Com isso, pretendo identificar se os professores de Arte que acompanhei na escola citada se valeram, ou não, da referida abordagem em sua atividade docente durante as atividades que pude registrar. Nesse sentido, o estudo propõe apresentar a sistematização das minhas observações. Pretende-se também destacar a grande importância da Abordagem Triangular no ambiente pedagógico brasileiro, a qual permite aos professores de arte integrar, em sala de aula, momentos de apreciação, leitura e análise teórica de imagens, além de propostas de experimentação artística individual.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Laura Castelo Branco (analauracastelobranco681@gmail.com) on 2023-10-18T00:58:14Z No. of bitstreams: 1 TCC.AnaLaura.VersãoFinal.Depósito.pdf: 1358227 bytes, checksum: 2c1f6d941020cdbc78bee9ad4a263e13 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-10-18T09:29:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC.AnaLaura.VersãoFinal.Depósito.pdf: 1358227 bytes, checksum: 2c1f6d941020cdbc78bee9ad4a263e13 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAbordagem triangularpt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleA presença (ou não) da abordagem triangular na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Brancopt_BR
dc.typemonografiapt_BR
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