Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4783
Título: Custo de implantação do café clonal no município de Cacoal, estado de Rondônia
Autor(es): Kuster, Alexandre dos Reis
Palavras-chave: Implantação
Custos
Café
Clonal
Produtor
Propriedade rural
Data do documento: 9-Out-2023
Resumo: A presente pesquisa pretende levantar aspectos do perfil dos produtores e de suas propriedades, demonstrando os principais custos no processo da implantação do café clonal no município de Cacoal no estado de Rondônia, também foi levantado dados dos processos produtivos e de colheita. O estudo foi realizado num total de 10 propriedades, os métodos usados no artigo foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo por meio do formulário, o tipo da pesquisa foi descritiva e exploratória, o método foi dedutivo, com abordagem, qualitativa e quantitativa. Os principais custos no processo da implantação do café clonal foram, aquisição de mudas, maquinário no preparo do solo, fertilização em covas, mão de obra no plantio e implantação da irrigação no café. O valor médio de custos encontrados na implantação, entre as propriedades com 10 mil ou mais pés de café foi de 69.800,00 reais, em propriedades com um número menor a 10 mil pés de café, o valor encontrado foi de 30.933,33 reais, a média no processo de planta de um pé de café para os maiores produtores foi de 3,82 reais e os menores produtores tem um custo de 4,81 reais em média. Foi notado que o custo com o processo da implantação da irrigação com valores obtidos de 43.500,00 e de 22.166,67 para as respectivas propriedades, foi o maior dentre os custos referidos, seguido pelos custos com a aquisição de mudas da planta, os valores respectivos entre as propriedades foram 18.250,00 reais e 6.433,33 reais.
Descrição: Artigo de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Administração. Orientador: Prof. Dr. Ademilson de Assis Dias
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4783
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Alexandre kuster_assinado.pdf709,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador