Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4818
Título: Da (im)possibilidade de usucapião de bens de família: uma análise do PL nº 763/23
Autor(es): Souza, Devair Silva de
Palavras-chave: Usucapião
Bem
Família
Civil
Social
Data do documento: 9-Out-2023
Resumo: O trabalho discute a possibilidade de usucapião de bens de família, analisando o Projeto de Lei nº 763/23. A usucapião é um instrumento legal que permite a aquisição de propriedade por meio da posse prolongada e ininterrupta de um bem, desde que sejam cumpridos os requisitos necessários, como o tempo mínimo de posse e a boa-fé. No entanto, a usucapião de bens de família é um tema controverso, pois esses bens são protegidos por lei e têm uma função social importante. Discute-se a viabilidade da usucapião de bens de família em casos específicos, como em situações de abandono ou desaparecimento do proprietário. O Projeto de Lei em análise visa a redução do prazo para a caracterização da usucapião em situações específicas, com intuito de fomentar a efetivação de direitos fundamentais. Para sua realização foi utilizado o método cientifico dialético e o procedimento técnico aplicado foi de pesquisa bibliográfica, sendo a pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, elaborada sob a orientação do Professor Me. Gilson Tetsuo Miyakava.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4818
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Devair Silva de Souza.pdf849,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador