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dc.contributor.authorTacaná, Carmela Ferreira-
dc.date.accessioned2023-10-24T20:59:08Z-
dc.date.available2023-10-24T20:59:08Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationTACANÁ, Carmela Ferreira. Terra salgada entre águas e lágrimas: a morte e o pós-morte na obra A festa dos mortos, de João Pereira Loureiro Júnior. 2023. 136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4860-
dc.descriptionDissertação de mestrado - MESTRADO ACADÊMICO EM ESTUDOS LITERÁRIOSpt_BR
dc.description.abstractA presente investigação teve como práxis essencial analisar a morte e o pós-morte nos contos da obra A Festa dos Mortos (2012), de João Pereira Loureiro Júnior, a fim de demonstrar que em Terra Salgada há um sincretismo que sustenta a concepção de vida após a morte, por meio de visagens. A nossa pesquisa busca entender como o sincretismo que envolve a concepção de vida após a morte, por meio das visagens na obra A Festa dos Mortos (2012), contribui para a compreensão do pós-morte em Terra Salgada e como as visagens se relacionam com as águas salgadas do fictício local amazônico. Leva-se em conta que a morte é percebida pelos personagens de modo análogo aos referentes externos à obra, que são as experiências vividas historicamente por povos amazônicos. Todos os contos da coletânea analisada se passam em uma região imaginária chamada de região do salgado, predominantemente na vila de Terra Salgada – espaço literário representativo da Amazônia paraense. A partir de uma perspectiva literária, observamos que nesse espaço ficcional, após a morte, há o pós-morte dos personagens, que se manifestam em forma de visagens. Estas permanecem em Terra Salgada, compartilhando espaços e experiências com os personagens vivos. Essas constatações desencadearam a necessidade de se refletir, ainda que de modo breve, sobre os sentidos da morte constatados a partir da religião católica, da história das mentalidades, da antropologia e da sabedoria popular. Dessa maneira, dialogamos principalmente com autores como Philippe Ariès (1977, 1989), Marcos Teixeira (2002, 2009), Eduardo Galvão (1955), João de Jesus Paes Loureiro (2015), Raymundo Heraldo Maués (2005), Mariana Pettersen Soares (2013) e João V. Wawzyniak (2012). Para o embasamento metodológico e literário dialogou-se com Antonio Candido (2006, 2011), Julio Cortázar (2006), entre outros pensadores. A nossa pesquisa é de cunho bibliográfico e abordagem qualitativa. Associamos ao material literário um conjunto de conhecimentos históricos e antropológicos que permitiram a compreensão da relação entre a morte e o pós-morte, no âmbito ficcional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by CARMELA TACANA (carmela.tacana@hotmail.com) on 2023-10-24T20:47:35Z No. of bitstreams: 1 Entre águas e lágrimas - a morte e pós-morte na obra A festa dos mortos, de João Pereira Loureiro Júnior. Dissertação. Carmela Ferreira Tacaná.pdf: 2757251 bytes, checksum: d2506d71ec799855f79a7c0dfb5fb1bb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-10-24T20:59:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Entre águas e lágrimas - a morte e pós-morte na obra A festa dos mortos, de João Pereira Loureiro Júnior. Dissertação. Carmela Ferreira Tacaná.pdf: 2757251 bytes, checksum: d2506d71ec799855f79a7c0dfb5fb1bb (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectPós-mortept_BR
dc.subjectVisagenspt_BR
dc.subjectJoão Pereira Loureiro Júniorpt_BR
dc.titleTerra salgada entre águas e lágrimas: a morte e o pós-morte na obra A festa dos mortos, de João Pereira Loureiro Júniorpt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2The present investigation had as its essential praxis to analyze death and the postdeath in the work A Festa dos Mortos (2012), by João Pereira Loureiro Júnior, in order to demonstrate that in Terra Salgada there is a syncretism that sustains the conception of life after death, through visages. Our research seeks to understand how the syncretism that involves the conception of life after death, through the visages, in the work A Festa dos Mortos (2012) contributes to the understanding of the postmortem in Terra Salgada and how the visages relate to the salty waters of the fictitious Amazonian place. It is taken into account that death is perceived by the characters in a similar way to the references external to the work, which are the experiences historically lived by Amazonian peoples. All the short stories in the analyzed collection take place in an imaginary region called the salty region, predominantly in the village of Terra Salgada – representative literary space of the Pará Amazon. From a literary perspective, we observe that in this fictional space, after death, there is the post-death of the characters, which manifest themselves in the form of visages. These remain in Terra Salgada, sharing spaces and experiences with the living characters. These findings triggered the need to reflect, albeit briefly, on the meanings of death found from the Catholic religion, the history of mentalities, anthropology and popular wisdom. In this way, we dialogue mainly with authors such as Philippe Ariès (1977, 1989), Marcos Teixeira (2002, 2009), Eduardo Galvão (1955), João de Jesus Paes Loureiro (2015), Raymundo Heraldo Maués (2005), Mariana Pettersen Soares (2013) and João V. Wawzyniak (2012). For the methodological and literary basis, dialogue was taken with Antônio Candido (2006, 2011) and Julio Cortázar (2006), among other thinkers. Our research has a bibliographic nature and a qualitative approach. We associated to the literary material a set of historical and anthropological knowledge that allowed the understanding of the relationship between death and the after death, in the fictional scope.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)



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