Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorFonseca, Leandro-
dc.date.accessioned2023-10-27T23:55:15Z-
dc.date.available2023-10-27T23:55:15Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.citationFonseca, Leandro Barbosa da. O uso da tecnologia como recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. 73 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4890-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Wendell Fiori de Faria.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como foco averiguar o uso das tecnologias em ambiente escolar como recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em pleno século XXI, que exige praticamente que todos estejam conectados com algum tipo de tecnologia, seja no campo profissional, pessoal, educacional ou até mesmo para o lazer, em que a sociedade cada vez mais amplia a utilização destes instrumentos tecnológicos em diversos aspectos da vida. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho consistiu em investigar a utilização das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, considerando-a como uma ferramenta metodológica a ser usada no processo de construção de conhecimentos. Assim, a pesquisa buscou responder a seguinte questão norteadora: como os educadores estão inserindo as TCI’s em suas aulas como recurso metodológico no processo ensino e aprendizagem? O objetivo da pesquisa foi investigar como os professores (as) de uma escola de ensino fundamental, nas séries iniciais utilizam a tecnologia como recurso/instrumento metodológico para o processo de ensino e aprendizagem, utilizando as tecnologias digitais no processo de desenvolvimento dos alunos na rede municipal de Ariquemes – Rondônia. O estudo desenvolvido pauta-se em uma pesquisa qualitativa, tendo como base o uso das tecnologias digitas dentro da instituição escolar. Inicialmente, a pesquisa documental viabilizou a compreensão sobre a temática, além de apresentar um breve contexto histórico sobre a evolução das tecnologias e do seu uso na sociedade, considerando suas contribuições para as instituições de ensino e como recursos metodológicos aplicáveis na educação. A pesquisa de campo ocorreu entre os dias 12 e 19 de maio de 2023. Os sujeitos da pesquisa foram 7 professores (as) do ensino fundamental das séries iniciais e, para coleta dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas. Diante do que foi exposto e fundamentado nos dados coletados na pesquisa compreende-se que no cenário atual os alunos estão em constante contato com as tecnologias, ou seja, eles podem ser considerados integrantes de uma geração de nativos digitais, pois nasceram na era digital em que a internet e a tecnologia estão presentes em todos os ambientes e, principalmente, dentro das instituições de ensino. Desta forma, na proporção em que se trazem à reflexão dos dados sobre a utilização da tecnologia digital, a informação, o acesso e a comunicação podem se ampliar, melhorando o aprendizado dos alunos. Conclui-se que os professores da escola investigada têm buscado gradativamente inserir as TCI’s em sala de aula como uma ferramenta metodológica para o processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se das múltiplas metodologias de ensino e aprendizagem, aproximando as aulas do contexto tecnológico dos alunos que são nativos digitais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leandro Fonseca (leandrobarbosa07@hotmail.com) on 2023-10-27T23:14:25Z No. of bitstreams: 1 TCC- USO DAS TECNOLOGIAS.pdf: 976868 bytes, checksum: 5df9a03f34e35be4e3eef60eb88ade67 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2023-10-27T23:55:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC- USO DAS TECNOLOGIAS.pdf: 976868 bytes, checksum: 5df9a03f34e35be4e3eef60eb88ade67 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-27T23:55:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC- USO DAS TECNOLOGIAS.pdf: 976868 bytes, checksum: 5df9a03f34e35be4e3eef60eb88ade67 (MD5) Previous issue date: 2023-10-27en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais (TIC’s)pt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectNativos digitaispt_BR
dc.titleO uso da tecnologia como recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem para crianças dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2This research aimed to investigate the use of technology in the school environment as a methodological resource in the teaching and learning process in the early years of elementary education. In the 21st century, which practically requires everyone to be connected to some form of technology, whether in the professional, personal, educational, or even leisure field, society is increasingly expanding the use of these technological tools in various aspects of life. In this context, the general objective of this work was to investigate the use of technology in the teaching and learning process, considering it as a methodological tool to be used in the process of knowledge construction. Thus, the research sought to answer the following guiding question: how are educators integrating ICTs into their classes as a methodological resource in the teaching and learning process? The research aimed to investigate how teachers in the early grades of an elementary school use technology as a methodological resource for the teaching and learning process, using digital technologies in the development of students in the municipal network of Ariquemes - Rondônia. The study is based on qualitative research, based on the use of digital technologies within the school institution. Initially, documentary research facilitated the understanding of the theme, as well as presented a brief historical context on the evolution of technologies and their use in society, considering their contributions to educational institutions and as applicable methodological resources in education. The field research took place between May 12th and 19th, 2023. The research subjects were 7 teachers from the early grades of elementary school, and a questionnaire with open and closed questions was used to collect data. Based on the exposed and grounded data collected in the research, it is understood that in the current scenario, students are constantly in contact with technology, meaning they can be considered as members of a generation of digital natives, as they were born in the digital age where the internet and technology are present in all environments and, especially, within educational institutions. Therefore, by reflecting on the data regarding the use of digital technology, information, access, and communication can be expanded, improving students' learning. It is concluded that the teachers in the investigated school have gradually sought to incorporate ICTs in the classroom as a methodological tool for the teaching and learning process, using multiple teaching and learning methodologies, bringing the lessons closer to the technological context of students who are digital natives.pt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- USO DAS TECNOLOGIAS.pdf953,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.