Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Josiane Canamary-
dc.date.accessioned2023-10-31T15:24:41Z-
dc.date.available2023-10-31T15:24:41Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMARQUES, Josiane Canamary. Acessibilidade na educação superior: estudo descritivo de um campus universitário em Rondônia. 2023. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4901-
dc.description.abstractTrata-se de um estudo científico apresentado sob a forma de texto monográfico que se constitui como requisito à conclusão do curso de Pedagogia com a temática – Acessibilidade Na Educação Superior: estudo descritivo de um campus Universitário em Rondônia. Tem como objetivo identificar as condições entendidas como inerentes à acessibilidade física para os Estudantes Público Alvo da Educação Especial. A pesquisa tem como pontos de referência a Lei da Acessibilidade n.° 10.098/2020 que trata da inclusão da pessoa com deficiência, e a NBR 9050/2020 que orienta a construção e reforma de espaços públicos e privados na garantia de torná-los acessíveis a todas as pessoas. Consequentemente o trabalho transcorre nos documentos legais e históricos relevantes na conquista dos direitos das pessoas com deficiência, fazendo um levantamento das condições de acessibilidade oferecidas em um campus de uma instituição de ensino superior, campo da pesquisa. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, material fotográfico e observação com vistas a compreensão da realidade vivida por pessoas com deficiência. Por fim, este trabalho possibilitou conhecer o que existe de acessibilidade no Campus, trazer a fala sobre as necessidades ainda não atendidas das pessoas com deficiência que estudam no campus, no intuito de promover uma reflexão sobre os direitos, indispensáveis para a dignidade, autonomia, conforto e segurança das pessoas com deficiência, com vistas a uma sociedade mais justa e igualitária para todos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josiane Marques (josi48261284@gmail.com) on 2023-10-30T19:01:30Z No. of bitstreams: 1 TCC Acessibilidade no Ensino Superior.pdf: 3141046 bytes, checksum: cf18c83a29280732349a6c85d98d3884 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-10-31T15:24:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Acessibilidade no Ensino Superior.pdf: 3141046 bytes, checksum: cf18c83a29280732349a6c85d98d3884 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-31T15:24:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Acessibilidade no Ensino Superior.pdf: 3141046 bytes, checksum: cf18c83a29280732349a6c85d98d3884 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.titleAcessibilidade na educação superior: estudo descritivo de um campus universitário em Rondôniapt_BR
dc.typemonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias) - PVH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Acessibilidade no Ensino Superior.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.