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dc.contributor.authorLemos, Paulo Henrique Correa-
dc.date.accessioned2023-11-08T15:14:39Z-
dc.date.available2023-11-08T15:14:39Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLEMOS, Paulo Henrique Correa. Proposta de métrica de aferição da produtividade de teletrabalho da Universidade Federal de Rondônia. 2023. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4925-
dc.description.abstractO teletrabalho pode ser entendido como uma modalidade de trabalho na qual as atividades são executadas fora do ambiente físico de uma organização (ALLEN; GOLDEN; SHOCKLEY, 2015). O termo surgiu nos anos 1950, no trabalho de Cibernética de Norbert Wiener (SERRA, 1995). No final da década de 1970, o teletrabalho era visto como o futuro, e sua implantação em larga escala era prevista para o final da década d iniciou em 1997, sendo reconhecido como um regime de trabalho em 2017 (GOULART, 2009; aumento da produtividade do trabalhador é um dos fatores mais importante para as organizações que estudam implantar o teletrabalho. Portanto, o presente estudo teve como objetivo propor uma métrica de aferição de produtividade do teletrabalho no âmbito da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Quanto à metodologia, a presente pesquisa se caracteriza como descritiva e aplicada. Quanto aos procedimentos, trata-se de um estudo bibliográfico e documental, que seguiu uma abordagem quali-quantitativa. Com o universo de 69 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), esta pesquisa alcançou uma amostra de 62 instituições, o que representa aproximadamente 90% das IFES brasileiras. Como resultado, foi identificado que cerca de 37% das IFES aderiram ao teletrabalho, sendo que mais de 55% das instituições utilizam o Programa de Gestão e Desempenho versão SUSEP (SISPG). Por meio da técnica de Ranking Médio (RM) em uma escala Likert de 5 pontos, o resultado apontou que os benefícios: flexibilidade da jornada e dos horários de trabalho; aumento da motivação do servidor; melhoria na qualidade de vida; e redução dos custos operacionais obtiveram maior grau de concordância, enquanto que os desafios: controle do trabalho pelo teletrabalhador e pela chefia; distração com atividades domiciliares; aumento de custos com água, luz e equipamentos para o trabalhador; problemas relativos à segurança de dados internos; custos para aquisição dos equipamentos necessários; dificuldade em controlar o desempenho do trabalhador; ausência de infraestrutura adequada; dificuldade na coordenação dos trabalhadores; ausência de integração entre os colegas e chefia; dificuldade de adaptação e isolamento social; dificuldade na organização e coordenação do trabalho; e indisponibilidade dos trabalhadores em momentos específicos, obtiveram graus de concordância superiores a três. Para o desenvolvimento da métrica proposta neste trabalho, utilizou-se a efetividade como proxy de produtividade, que por sua vez foi baseada na eficiência e na eficácia obtidas a partir de outputs disponibilizados pelo SISPG, por meio da aplicação de fórmulas matemáticas. Visando a implantação da métrica, apresentou-se três cenários: realizar uma parceria entre a UNIR e a SUSEP para incorporar a métrica diretamente no sistema; desenvolver um Programa de Gestão e Desempenho (PGD) próprio que contenha a métrica; e desenvolver um sistema dedicado a aferir a produtividade por meio dos outputs presentes no SISPG. Diante dos desafios, propôs-se o terceiro cenário. Por fim, elaborou-se o Produto Técnico Tecnológico (PTT) desta pesquisa, que consiste em uma métrica de aferição da produtividade do teletrabalho, que poderá ser utilizada como base para o planejamento e aprimoramento do serviço público.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tatiane Picoreli (tatiane.picoreli@unir.br) on 2023-11-08T14:50:13Z No. of bitstreams: 1 PROPOSTA DE MÉTRICA DE AFERIÇÃO DA PRODUTIVIDADE DO TELETRABALHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA.pdf: 7394970 bytes, checksum: 308b9eddddfc7e2c4af85a16201f3c49 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-11-08T15:14:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PROPOSTA DE MÉTRICA DE AFERIÇÃO DA PRODUTIVIDADE DO TELETRABALHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA.pdf: 7394970 bytes, checksum: 308b9eddddfc7e2c4af85a16201f3c49 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-08T15:14:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PROPOSTA DE MÉTRICA DE AFERIÇÃO DA PRODUTIVIDADE DO TELETRABALHO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA.pdf: 7394970 bytes, checksum: 308b9eddddfc7e2c4af85a16201f3c49 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHome Officept_BR
dc.subjectMétrica de aferiçãopt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.titleProposta de métrica de aferição da produtividade de teletrabalho da Universidade Federal de Rondôniapt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2Telework can be understood as a modality of work in wich activities are carried out outside the physical environment of an organization (ALLEN; GOLDEN; SHOCKLEY, 2015). The term appeared in the 1950s, in the work of Cybernetics by Norbert Wiener (SERRA, 1995). At the end of the 1970s, telecommuting was seen as the future, and its large-scale implementation was predicted for the end of In Brazil, teleworking began in 1997, being recognized as a work regime in 2017 (GOULART, 2009; MENDES; OLIVEIRA; VEIGA, 2020). the most important factors for organizations studying the implementation of teleworking. Therefore, the present study had the objective to propose a metric to measure the productivity of teleworking within the scope of the Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). As for the methodology, this research is characterized as descriptive and applied. As for the procedures, it is a bibliographical and documental study, which followed a quali-quantitative approach. With the universe of 69 Federal Institutions of Higher Education (IFES), this research reached a sample of 62 institutions, which represents approximately 90% of the Brazilian IFES. As the result, it was identified that about 37% of the IFES adhered to teleworking, with more than 55% of the institutions using the Management and Performance Program version of SUSEP (SISPG). Using the Mean Ranking (MR) technique on a 5-point Likert scale, the result indicated that the benefits: flexibility of working journey and working time; increase in server motivation; improvement in quality of life; and reduction of operating costs obtained a greater degree of agreement, while the challenges: control of work by the teleworker and by the leadership; distraction with household activities; increase in costs with water, electricity, and equipment for the worker; issues relating to the security of internal data; costs for acquiring the necessary equipment; difficulty in controlling the worker's performance; lack of adequate infrastructure; difficulty in coordinating workers; lack of integration between colleagues and management; difficulty adapting and social isolation; difficulty in organizing and coordinating work; and unavailability of workers at specific times, obtained degrees of agreement greater than three. For the development of the metric proposed in this work, effectiveness was used as a productivity proxy, which in turn was based on the efficiency and efficacy obtained from outputs made available by SISPG, through the application of mathematical formulas. Aiming at the implementation of the metric, three scenarios were presented: establishing a partnership between UNIR and SUSEP to incorporate the metric directly into the system; developing a Management and Performance Program (PGD) that contains the metric; and developing a system dedicated to measuring productivity through the outputs present in the SISPG. Before the challenges, the third scenario was proposed. Finally, it was elaborated the Technical Technological Product (PTT) of this research, which consists of a metric to measure the productivity of telework, which can be used as a basis for planning and improving public service.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)



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