Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5060
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGutierrez, Ruth Daniela Arevalo-
dc.date.accessioned2024-01-25T13:06:31Z-
dc.date.available2024-01-25T13:06:31Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationGUTIERREZ, Ruth Daniela Arevalo. Mediadores e operadores da "Avaliação como componente do ato pedagógico" de Cipriano Luckesi: um olhar à prática docente de uma sala multisseriada-ribeirinha. 2023. 63 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5060-
dc.description.abstractOs estudos sobre avaliação, os debates na disciplina Avaliação Educacional e as observações realizadas no Projeto de Extensão Cartas do Rio a Rua, entre 2019 e 2021, produziram reflexões e os seguintes questionamentos: a forma de avaliar considera os processos dos alunos e os saberes que vão demonstrando durante os encontros em sala de aula? A prova é única forma de avaliar? Os instrumentos de coleta de dados para a avaliação também se tornam importantes dentro do processo de acompanhamento pelo/a docente? O processo de ensinar considera a relevância do acompanhamento no processo de aprendizado dos alunos? Leva-se em consideração o conhecimento prévio dos alunos/as e o modo como se relacionam com o conteúdo que produzem durante as aulas? Estas foram as perguntas que nos conduziram à/na pesquisa. Tivemos como base teórica principal a abordagem de Cipriano Luckesi (2011) sobre avaliação da aprendizagem e como ela é componente do ato pedagógico do educador/a. A pesquisa de cunho qualitativo com aproximação à pesquisa etnográfica foi realizada com 17 idas a campo entre agosto e setembro de 2022, em uma escola ribeirinha multisseriada e de tempo integral em Porto Velho, capital de Rondônia. Especificamente, a pesquisa foi realizada na turma multisseriada de 1° e 2° anos e teve como objetivo analisar a avaliação em relação ao ato pedagógico das docentes responsáveis pela classe. O objetivo foi compreender como a docente atuava em relação aos instrumentos da avaliação, ou seja, os operadores: observação, comparação e intervenção. Os resultados da pesquisa nos levaram a perceber o processo de avaliação da aprendizagem ainda marcado pela perspectiva tradicional, considerando a abordagem prescritiva do ensinar que rompe com o ato pedagógico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ruth Gutierrez (ruthdanielaag24@gmail.com) on 2024-01-24T18:16:08Z No. of bitstreams: 1 TCC-Ruth Gutierrez_DED.pdf: 645422 bytes, checksum: e124b8bc1445640217a094057ef3227e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2024-01-25T13:06:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC-Ruth Gutierrez_DED.pdf: 645422 bytes, checksum: e124b8bc1445640217a094057ef3227e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-25T13:06:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-Ruth Gutierrez_DED.pdf: 645422 bytes, checksum: e124b8bc1445640217a094057ef3227e (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectContexto amazônicopt_BR
dc.subjectEscola multisseriadapt_BR
dc.subjectEscola ribeirinhapt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.titleMediadores e operadores da "Avaliação como componente do ato pedagógico" de Cipriano Luckesi: um olhar à prática docente de uma sala multisseriada-ribeirinhapt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2Studies on evaluation, debates in the Educational Evaluation discipline and observations made in the Cartas do Rio a Rua Extension Project, between 2019 and 2021, produced reflections and the following questions: does the way of evaluating consider the processes of students and the knowledge they demonstrate during classroom meetings? Is the test the only way to evaluate? Do the data collection instruments for the evaluation also become important within the monitoring process by the teacher? Does the teaching process consider the relevance of monitoring in the students' learning process? Is the prior knowledge of students taken into account and the way they relate to the content they produce during classes? These were the questions that led us to/in the research. We had as main theoretical basis the approach of Cipriano Luckesi (2011) on learning assessment and how it is a component of the educator's pedagogical act. Qualitative research with an approach to ethnographic research was carried out with 17 field trips between August and September 2022, in a full-time, multi-grade riverside school in Porto Velho, capital of Rondônia. Specifically, the research was carried out in the multigrade class of 1st and 2nd years and aimed to analyze the evaluation in relation to the pedagogical act of the teachers responsible for the class. The objective was to understand how the professor acted in relation to the evaluation instruments, that is, the operators: observation, comparison and intervention. The research results led us to perceive the learning evaluation process still marked by the traditional perspective, considering the prescriptive teaching approach that breaks with the pedagogical act.pt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias) - PVH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Ruth Gutierrez_DED.pdf630,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.