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dc.contributor.authorSilva, Noelia de Brito Sena-
dc.date.accessioned2024-02-21T14:49:46Z-
dc.date.available2024-02-21T14:49:46Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Noelia de Brito Sena. Formação de professores em Educação Ambiental como multiplicadores do ensino hídrico no município de Ji-Paraná - Rondônia. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação em Recursos Hídricos) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5090-
dc.descriptionDissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos, sob orientação da Profª Drª Patrícia Soares de Maria de Medeiros e coorientação da Profª Nubia Caramellopt_BR
dc.description.abstractOs recursos hídricos são essenciais para a existência e sobrevivência de todas as formas de vida no planeta. Desta forma, é imprescindível planejar o uso racional da água e melhorar sua gestão por meio da ferramenta mais utilizada para sensibilização que é a Educação Ambiental (EA). Os professores, por meio do seu ofício, são disseminadores de conhecimentos, e a escola é a principal aliada da preservação e da gestão dos recursos hídricos. O objetivo geral deste estudo foi alinhar ações de formação continuada com ênfase no ensino hídrico, a partir do diagnóstico do conhecimento dos professores sobre a legislação hídrica Nacional de Nº 9.433/1997 que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, bem como a Lei do estado de Rondônia de Nº 255/2002. A princípio realizou-se a revisão bibliográfica e documental, acerca da formação do professor em EA com ênfase nos recursos hídricos. Para o diagnóstico da percepção dos professores sobre a relevância da formação multidisciplinar e transversal, recorreu-se a pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta foi utilizado o questionário estruturado no qual participaram 23 professores o que corresponde 85% do público pesquisado. Conforme os resultados da pesquisa mais de 73% dos professores responderam que desconhecem a legislação hídrica nacional Nº 9.433/1997 e a do Estado de Rondônia Nº 255/2002 dificultando qualquer abordagem deste assunto na sala de aula. Ante o exposto, a medida mitigatória para a proposta foi a execução da capacitação dos professores por meio do curso de extensão “Instrumentos para prática de educação ambiental com ênfase nos recursos hídricos”. O curso de extensão contou com a carga horária de 20 horas, com a participação de 27 professores. A avaliação dos professores, em relação ao curso aplicado, revelou que mais de 84% dos participantes se sentiram “satisfeito” e “muito satisfeito” com os conteúdos abordados nas palestras, bem com a oficina aplicada. Espera-se que as ações mitigadoras apontadas no curso de extensão contribuam com a prática do professor na sala de aula, e que a sua execução sirva como uma ação piloto, podendo ser replicada para outros municípios com a parceria da Secretaria Estadual de Ensino – SEDUC/RO, e assim, tornar mais professores agentes multiplicadores deste conhecimento, a fim de fortalecer as discussões dentro e fora do ambiente escolar, bem como nos Comitês de Bacias nos quais estão inseridos. Conforme preconizam os objetivos deste estudo, a pesquisa-ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mais especificamente aos ODS 4, 6, 11 e 17.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-02-21T14:49:16Z No. of bitstreams: 3 Dissertacao_NOELIA_DE_BRITO_SENA_SILVA.pdf: 5405842 bytes, checksum: eece4038ac667a9fe1a18975795f8f76 (MD5) Produto_I_NOELIA_DE_BRTIO_SENA_SILVA.pdf: 3039656 bytes, checksum: e8bd17951ad4f3eb1ebe745836c2fe8c (MD5) Produto_II_NOELIA_DE_BRITO_SENA_SILVA.pdf: 1170754 bytes, checksum: 7ebe10a1a63361adbc1019cd9ec38462 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectGestão Hídricapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMultiplicadorespt_BR
dc.titleFormação de professores em Educação Ambiental como multiplicadores do ensino hídrico no município de Ji-Paraná - Rondôniapt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2Water resources are essential for the existence and survival of all forms of life on the planet. It is therefore essential to plan the rational use of water and improve its management through the most widely used awareness-raising tool, Environmental Education (EE). Teachers, through their work, are disseminators of knowledge, and the school is the main ally in the preservation and management of water resources. The general aim of this study was to align continuing education actions with an emphasis on water teaching, based on a diagnosis of teachers' knowledge of the National Water Law No. 9.433/1997, which establishes the National Water Resources Policy, as well as the Rondônia State Law No. 255/2002. At first, a bibliographical and documentary review was carried out on teacher training in environmental education with an emphasis on water resources. In order to diagnose teachers' perceptions of the relevance of multidisciplinary and transversal training, descriptive and exploratory research with a qualitative approach was used. A structured questionnaire was used as the collection tool, in which 23 teachers took part, corresponding to 85% of the public surveyed. According to the results of the survey, more than 73% of the teachers answered that they were unaware of national water legislation No. 9.433/1997 and that of the state of Rondônia No. 255/2002, making it difficult to approach this subject in the classroom. In view of the above, the mitigation measure for the proposal was to train teachers through the extension course "Instruments for practicing environmental education with an emphasis on water resources". The extension course lasted 20 hours and 27 teachers took part. The teachers' evaluation of the course revealed that more than 84% of the participants felt "satisfied" and "very satisfied" with the content covered in the lectures, as well as the workshop. It is hoped that the mitigating actions outlined in the extension course will contribute to teacher practice in the classroom, and that its implementation will serve as a pilot action that can be replicated in other municipalities in partnership with the State Department of Education - SEDUC/RO, and thus make more teachers multipliers of this knowledge, in order to strengthen discussions inside and outside the school environment, as well as in the Basin Committees in which they operate. In line with the objectives of this study, action research is aligned with the Sustainable Development Goals (SDGs), specifically SDGs 4, 6, 11 and 17.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

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