Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5099
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFrancisco, Danielly da Silva-
dc.date.accessioned2024-02-23T17:50:48Z-
dc.date.available2024-02-23T17:50:48Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFRANCISCO, Danielly da Silva. Uma história das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino de matemática no Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon, em Ji- Paraná/Rondônia. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5099-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Enoque da Silva Reispt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo principal analisar os aspectos históricos da implantação e utilização das Tecnologias Digitais de Informações e Comunicações (TDIC) no processo de ensino de Matemática em uma escola de Ji-Paraná/RO. A metodologia tem abordagem crítica estruturada no Esquema Heptagonal descrito por Pais (2018), sustentada pela seguinte questão de pesquisa: como ocorreu a inserção das Tecnologias Digitais de Informações e Comunicações no processo de ensino de Matemática na cidade de Ji-Paraná/RO? As fontes utilizadas incluíram livros históricos e documentos obtidos em acervos documentais da escola, assim como em indicações bibliográficas. A organização geral do trabalho e a realização das análises foram concebidas a partir de conceitos propostos pelos historiadores Bloch (2001) e Burke (2021); para os conceitos de instituições escolares, utilizou-se Buffa e Nosella (2013); e para os conceitos de tecnologias digitais na Educação Matemática foram usados Borba, Scucuglia e Gadanidis (2020) e Borba, Souto e Canedo Junior (2022), além de outros autores que seguem a mesma orientação. Foi possível destacar a atuação governamental para que as TDIC fossem acessíveis aos alunos nas escolas públicas, em especial na escola investigada IEE Marechal Rondon, a qual recebeu o primeiro laboratório de informática da cidade de Ji-Paraná nos anos 1999; com isso, os professores receberam formação para o ensino com o uso dos computadores. O ensino da Matemática era contemplado quando professores ensinavam os alunos a fazer as funções básicas do computador e com o uso de alguns softwares, como LOGO, EXCEL e Cabri Gèomètri no período considerado, tomando como referência as cinco fases das TDIC no ensinoaprendizagem da Matemática no Brasil, apontadas por Borba, Scucuglia e Gadanidis (2020). Usou-se a história da inserção das TDIC na escola pesquisada e as especificidades das fases quanto ao momento de implantação das tecnologias, apontando o contexto social e cultura l no qual a instituição estava inserida. Para a análise das fontes, foram divididas em quatro categorias, sendo elas: inovações, práticas, profissionalizações e sociedade do conhecimento, que permitiram o estudo mais organizado das fontes e a obtenção dos resquícios da história da TDIC no ensino da Matemática. Conclui-se que a história da inserção das TDIC no IEE Marechal Rondon aconteceu a partir de 1998, com o PROINFO, que permitiu a criação do Laboratório de Informática Educacional (LIE) na instituição pesquisada, o qual passou por alguns processos, como a profissionalização dos professores, até sua abertura para uso pelos alunos em 2000. A presença do LIE foi um status positivo para a escola, pois a direção, bem como toda a cidade de Ji-Paraná, se orgulhava de ser o segundo município de Rondônia a receber o LIE e a oferecer aos alunos um ambiente informatizado para realizar atividades mediadoras com o computador. O processo de integração das TDIC aconteceu da primeira a terceira fase das TDIC da Educação Matemática (BORBA; SCUCUGLIA; GADANIDIS, 2020), porém o uso das TDIC foi apenas relacionado às primeiras fases, não chegando a terceira, uma vez que a internet, característica principal da fase, ainda não estava disponível na escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-02-23T17:50:27Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Danielly.pdf: 1972744 bytes, checksum: a48d89f97771ded7878bbf9f31349090 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-02-23T17:50:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Danielly.pdf: 1972744 bytes, checksum: a48d89f97771ded7878bbf9f31349090 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-23T17:50:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Danielly.pdf: 1972744 bytes, checksum: a48d89f97771ded7878bbf9f31349090 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória da Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais de Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.titleUma história das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino de matemática no Instituto Estadual de Educação Marechal Rondon, em Ji- Paraná/Rondôniapt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2The main objective of this research is to analyze historical aspects of the implementation and use of Technologies Digital Information and Communication (TDIC) in the process of teaching Mathematics in a school in Ji-Paraná/RO. The methodology has a critical approach structured in the Heptagonal Scheme described by Pais (2018), supported by the following research question: how did the insertion of Technologies Digital Information and Communication occur in the teaching process of Mathematics in the city of Ji-Paraná/RO? The sources used included historical books and documents obtained from the school's documentary collections, as well as bibliographic indications. The general organization of the work and the performance of the analyzes were conceived based on concepts proposed by historians Bloch (2001) and Burke (2021); for the concepts of school institutions, Buffa and Nosella (2013) were used; and for the concepts of digital technologies in Mathematics Education, Borba, Souto and Canedo Junior (2022) and Borba, Scucuglia and Gadanidis (2020) were used, in addition to other authors who follow the same orientation. It was possible to highlight the government action so that TDIC were accessible to students in public schools, especially in the investigated school IEE Marechal Rondon, which received the first computer lab in the city of Ji-Paraná in the years 1999; as a result, teachers were trained to teach using computers. The te aching of Mathematics was contemplated when teachers taught students to perform the basic functions of the computer and with the use of some software, such as LOGO, EXCEL, and Cabri Gèomètri in the period considered, taking as reference the five phases of TDIC in teaching-learning of Mathematics in Brazil pointed out by Borba, Scucuglia e Gadanidis (2020). The history of the insertion of TDIC in the researched school was presented and the specificities of the phases regarding the moment of implantation of the technologies in the school, pointing out the social and cultural context in which the institution was inserted. For the analysis of the sources, they were divided into four categories, namely: innovations, practices, professionalization and knowledge society, which allowed for a more organized study of the sources and to obtain remnants of the history of TDIC in the teaching of mathematics. It is concluded that the history of the insertion of TDIC in the IEE Marechal from 1998 onwards as PROINFO that allowed the creation of the Educational Informatics Laboratory - LIE in the researched institution, which went through some processes, such as the professionalization of teachers until the opening of the LIE for student use in 2000. The presence of the LIE was a positive status for the school, as the board, as well as the entire city of Ji-Paraná, was proud of being the second city in Rondônia to receive the LIE and offering students a computerized environment to carry out mediating activities with the computer. The entire process of integrating the TDIc took place from the first to the thir d phase of the DICT of Mathematics Education (BORBA; SCUCUGLIA; GADANIDIS, 2020), however the use of DICT was only related in the first phases, not reaching the third, because the internet, the main characteristic of the phase, was not yet available for school.pt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Danielly.pdfDissertação1,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.