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dc.contributor.authorLopes, Jennyfer Soares-
dc.date.accessioned2024-03-26T14:44:15Z-
dc.date.available2024-03-26T14:44:15Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLOPES, Jennyfer Soares. O impacto da digitalização na economia brasileira durante o período da pandemia de covid-19. 2024. 45f.: il. Monografia (Bacharelado em Economia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5146-
dc.description.abstractA pandemia da COVID-19 acelerou o uso de tecnologias digitais que provocaram mudanças profundas na dinâmica econômica global, forçando as empresas de todos os setores econômicos a repensar suas estratégias e adotar medidas ágeis para se adaptarem a um ambiente de negócios, hoje em constante evolução. No contexto brasileiro, a digitalização emergiu como uma força transformadora significativa, exigindo adaptações ao novo cenário e demandas. Este trabalho analisa o impacto da digitalização na economia brasileira durante o período da pandemia de COVID-19, explorando como a digitalização influenciou a economia brasileira, identificando oportunidades e desafios enfrentados pelas organizações. Além disso, foram examinadas as estratégias adotadas por empresas para se manterem competitivas em um cenário econômico adverso. Este estudo buscou fornecer informações sobre as mudanças estruturais que ocorreram nas práticas comerciais brasileiras, destacando a resiliência e inovação como elementos-chave para enfrentar as incertezas pandêmicas. O processo metodológico envolveu pesquisa exploratória e bibliográfica, com uma definição clara do escopo, estabelecimento de objetivos, identificação de palavras-chave e seleção de bases de dados de origem secundária e relevantes. A revisão bibliográfica proporcionou uma visão abrangente sobre o estado da digitalização da economia e seu impacto nas empresas brasileiras durante a pandemia de COVID-19. Os resultados do estudo indicam que a digitalização desempenhou um papel importante na adaptação e resiliência das empresas, permitindo a continuidade operacional, a inovação nos modelos de negócios e a rápida resposta às mudanças no ambiente empresarial. Todavia, não se caracteriza necessariamente como ponto crucial da resistência da economia e a adesão desses novos métodos ainda sofre resistência por parte de alguns empresários.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jennyfer Lopes (jennyfersoareslopes@gmail.com) on 2024-03-26T12:20:09Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA-JENNYFER_LOPES.pdf: 867061 bytes, checksum: fa529373bbfac19e5394657c2e951222 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by VANESSA MEDEIROS DE REBELO (vanessarebelo@unir.br) on 2024-03-26T14:44:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA-JENNYFER_LOPES.pdf: 867061 bytes, checksum: fa529373bbfac19e5394657c2e951222 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-26T14:44:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA-JENNYFER_LOPES.pdf: 867061 bytes, checksum: fa529373bbfac19e5394657c2e951222 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectDigitalizaçãopt_BR
dc.subjectEconomia digitalpt_BR
dc.titleO impacto da digitalização na economia brasileira durante o período da pandemia de covid-19pt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The COVID-19 pandemic accelerated the use of digital technologies that caused profound changes in global economic dynamics, forcing companies in all economic sectors to rethink their strategies and adopt agile measures to adapt to a business environment that is currently constantly evolving. In the Brazilian context, digitalization has emerged as a significant transformative force, requiring adaptations to the new scenario and demands. This work analyzes the impact of digitalization on the Brazilian economy during the period of the COVID19 pandemic, exploring how digitalization influenced the Brazilian economy, identifying opportunities and challenges faced by organizations. Furthermore, the strategies adopted by companies to remain competitive in an adverse economic scenario were examined. This study sought to provide insights into the structural changes that occurred in Brazilian business practices, highlighting resilience and innovation as key elements to face pandemic uncertainties. The methodological process involved involved exploratory and bibliographical research, with a clearly defining the scope, establishing objectives, identifying keywords and selecting relevant databases to carry out a qualitative study. The literature review provided a comprehensive view of the state of digitalization of the economy and its impact on Brazilian companies during the COVID-19 pandemic. The results of the study indicate that digitalization played an important role in the adaptation and resilience of companies, enabling operational continuity, innovation in business models and rapid response to changes in the business environment. However, it is not necessarily characterized as a crucial point in the economy's resistance and the adoption of these new methods is still resisted by some businesspeople.pt_BR
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