Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5173
Título: Obstáculos na inserção econômica e social de refugiados haitianos em Porto Velho, Rondônia.
Autor(es): Rodrigues, Almir de Oliveira
Palavras-chave: Economia da migração
Imigrantes haitianos
Inserção Econômica
Inserção Social.
Data do documento: 2024
Citação: RODRIGUES, Almir de Oliveira. Obstáculos na inserção econômica e social de refugiados haitianos em Porto Velho, Rondônia. 2024. 27f. il. Monografia (Graduação em Economia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo levantar os principais obstáculos na inserção econômica e social de imigrantes haitianos no município de Porto Velho, estado de Rondônia. Além de ser um país marcado pela pobreza e pelas desigualdades econômicas e sociais, o Haiti, por sua localização, sofre com acidentes ambientais provocados por constantes terremotos, em especial o terremoto ocorrido em 2010 que levou a óbito cerca de 220 mil haitianos, deixando mais de 1,5 milhões de pessoas desabrigadas com as perdas de seus lares. Muitos jovens e crianças perderam seus pais e parte de seus familiares e o país, que já vivia em uma situação socioeconômica delicada, viu ampliar as dificuldades, mesmo diante da ajuda internacional. Em razão disso, a migração para outros países, que já era uma realidade, passou a ser mais frequente e o Brasil acabou recebendo vários desses imigrantes haitianos, e o município de Porto Velho foi mais uma região receptora dessa população. Para realizar a pesquisa, foi ela-borado e aplicado um roteiro de entrevista junto a 22 haitianos que se encontram em Porto Velho desde o ano de 2010, buscando levantar as principais dificuldades de inserção econô-mica e social enfrentadas por esses imigrantes. A pesquisa evidenciou que os haitianos não encontram muitas dificuldades de terem acesso à educação e ao sistema público de saúde, enfrentando os mesmos problemas que a população brasileira enfrenta. Contudo, dificuldades com a língua, a baixa escolaridade e dificuldades de encontrarem empregos formais são os principais problemas enfrentados pelos haitianos em solo portovelhense.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5173
Aparece nas coleções:Economia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Almir de Oliveira Rodrigues.pdf810,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.