Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5176
Título: Acervo de artes: mapeamento bibliográfico de artes de Rondônia em Porto Velho - RO
Autor(es): Bispo, Elis Regina Oliveira
Palavras-chave: Mapeamento bibliográfico
Artes regionais
Rondônia
Data do documento: 2024
Citação: BISPO, Elis Regina Oliveira. Acervo de artes: mapeamento bibliográfico de artes de Rondônia em Porto Velho - RO. 2024. 84 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.
Resumo: Este estudo diz respeito a um mapeamento dos livros de arte rondoniense presentes em instituições de Porto Velho, em Rondônia. Tem como objetivo geral mapear os livros relacionados à arte sobre Rondônia disponibilizados nas bibliotecas de Porto Velho. O estudo traz um referencial baseado nos aspectos arte, acervo e Biblioteca especializadas, com referências teóricas em autores como: Araújo (2020); Barbosa e Saldanha (2017); Cripa (2018) entre outros. A pesquisa se classifica a partir de seus métodos como Dedutiva de natureza aplicada e abordagem quanti-qualitativa com objetivos exploratórios de cunho descritivo. O Universo são os livros de artes regionais de Rondônia no ambiente das instituições onde esses livros estão armazenados na Cidade de Porto Velho, RO. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa de campo, onde foi mapeado o acervo de três Bibliotecas Públicas, sendo realizado entrevistas para obter informações mais específicas. Os resultados se apresentam em tabelas, informações como título, autor, ano de publicação, condições físicas das obras, quantidade de exemplares e suas devidas localizações. A descrição desses resultados apresenta as fotografias das capas e sumário quando é o caso, de cada livro, juntamente com um resumo descritivo de cada item. As obras mapeadas em sua maioria estão em um bom estado físico, e as instituições que armazenam estes livros disponibilizam o acesso às obras à quem possa interessar. O principal resultado desta pesquisa inclui a inserção de informações sobre os livros encontrados nesta temática, em um site sobre o patrimônio cultural de Rondônia que dá acesso aos pesquisadores, e ajuda na tomada de decisão para uma eventual pesquisa nas instituições que reúnem estes livros.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5176
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElisRegina_monografia.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.