Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5209
Título: Humano/animal: o vivente nas narrativas Cinta-Larga
Autor(es): Madeira, Raiane
Palavras-chave: Narrativas Cinta-Larga
Humanos e outros-que-humanos
Alteridades Cinta- Larga.
Histórias de maloca antigamente
Data do documento: 2023
Citação: MADEIRA, Raiane Girard. Humano/animal: o vivente nas narrativas Cinta-Larga. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: O presente estudo tem o objetivo principal de analisar as relações entre humanos e outros-que humanos nas narrativas Cinta-Larga presentes em Histórias de Maloca Antigamente (1988), assinado por Pichuvy Cinta-Larga e organizado por Ana Leonel, Ivete Walty e Leda Lima. As questões que levantam interesse estão justamente na concepção que esta comunidade tradicional tem dos elementos da natureza, uma relação de intensa reciprocidade orgânica que torna as dinâmicas vivenciadas nas narrativas míticas, e ainda exploradas pelo Povo Cinta-Larga na atualidade, uma fonte de debate entre as imbricações possíveis pelos sujeitos que habitam a floresta: o homem, o animal e a própria natureza, dotada das complexidades comuns aos outros dois. Estes relacionamentos entre os sujeitos nas narrativas Cinta-Larga levanta a hipótese da existência de personagens cuja alteridade radical é resultante do convívio estabelecido entre eles. Os objetivos específicos são: a) estudar a etnografia Cinta-Larga em paralelo com as questões sociais e a ligação da comunidade tradicional com a geolocalização, a fim de entender a conexão do tempo mítico e histórico que podem ser observados nos dois campos de pesquisa em atuação; b) verificar como se dá a adesão à escrita e as adequações artísticas inseridas na construção do texto para atender as complexidades tradicionais das comunidades indígenas; e, c) investigar as relações entre humano e outros-que-humanos na formação de alteridades radicais nas narrativas Cinta-Larga. Para uma compreensão mais ampla das questões que o texto apresenta foram realizadas pesquisas em outras áreas de estudo além da literatura, como etnologia e antropologia, por ser necessário entender as relações indígenas fora do espaço literário e vínculos deste povo com a natureza. Com o objetivo de embasar as ideias apresentas na dissertação, os autores adotados foram: para compreensão das relações etnográficas Dal Poz Neto (1991;2007); para análise do uso da escrita pelos indígenas e os deslocamentos promovidos pelas narrativas indígenas, Janice Thiel (2013) e Rubelise Cunha (2007); c) para análise das narrativas, com foco nas relações entre humanos e outros-que-humanos Maria Esther Maciel (2011), Florencia Garramuño (2011) e Dominique Lestel (2011). Por fim, a pesquisa considerou que nas narrativas Cinta-Larga há formação de personagens cuja alteridades radicais são possibilitadas pelas socializações entre humanos e outros-que-humanos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5209
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Humano Animal Raiane-Turma2021.pdf5,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.