Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Priscila-
dc.date.accessioned2024-04-12T13:01:39Z-
dc.date.available2024-04-12T13:01:39Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Priscila Carvalho do. Cinema e direitos da mulher na obra fílmica “Madres paralelas”, de Pedro Almodóvar. 30 f.: il. Artigo Científico (Graduação em Letras Espanhol) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5215-
dc.description.abstractO objetivo é apresentar uma interpretação político-culturalista sobre o filme “Madres Paralelas”, de Pedro Almodóvar, levando em consideração os direitos da mulher à luz da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Seguiu-se como fundamento teórico a jurista Flávia Piovesan no tocante aos direitos humanos. Jean Claude Bernardet, Ana Maria Bahiana e André Bazin para a compreensão do cinema. Doc Comparato contribuiu para a compreensão do roteiro fílmico. Utilizou-se a relação dialógica entre o Cinema e o Direito, bem como o sentido dos elementos cinematográficos, culturais e históricos apresentados na narrativa de Almodóvar. Empregou-se a Filologia Política, de corte culturalista, para a compreensão dos fatos históricos e culturais. Assim, com base em nossa pesquisa, entendeu-se a importância do conhecimento prévio sobre a cultura, os costumes da Espanha e o contexto da guerra civil espanhola para compreender o filme. Além disso, esta obra fílmica mostra uma Espanha moderna e tecnológica que convive com o passado não resolvido. A conclusão se encaminha para entender que assistir a um filme será mais prazeroso quanto mais conhecimento o espectador possua sobre como ver um filme e, de modo específico, pela perspectiva dos direitos humanos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscila Nascimento (priscilacarvalho726@gmail.com) on 2024-04-08T20:33:23Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO PRISCILA CARVALHO DO NASCIMENTO TCC.pdf: 2509993 bytes, checksum: f6c0d30817f56c8a3175575564de46d5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by VANESSA MEDEIROS DE REBELO (vanessarebelo@unir.br) on 2024-04-12T13:01:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO PRISCILA CARVALHO DO NASCIMENTO TCC.pdf: 2509993 bytes, checksum: f6c0d30817f56c8a3175575564de46d5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-12T13:01:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO PRISCILA CARVALHO DO NASCIMENTO TCC.pdf: 2509993 bytes, checksum: f6c0d30817f56c8a3175575564de46d5 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectDireitos da mulherpt_BR
dc.subjectDireito à memória históricapt_BR
dc.subjectFilologia políticapt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.titleCinema e direitos da mulher na obra fílmica “Madres paralelas”, de Pedro Almodóvarpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.abstract2El objetivo es presentar una interpretación político-cultural de la película de Pedro Almodóvar “Madres Paralelas”, teniendo en cuenta los derechos de la mujer a la luz de la Declaración Universal de los Derechos Humanos. La base teórica fue la jurista Flávia Piovesan en relación con los derechos humanos. Jean Claude Bernardet, Ana Maria Bahiana y André Bazin para la comprensión del cine. Doc Comparato contribuyó a la comprensión del guión cinematográfico. Se utilizó la relación dialógica entre cine y derecho, así como el significado de los elementos cinematográficos, culturales e históricos presentados en la narrativa de Almodóvar. Se utilizó la Filología Política, un enfoque culturalista, para comprender los hechos históricos y culturales. Así, a partir de nuestra investigación, comprendimos la importancia de los conocimientos previos sobre la cultura española, las costumbres y el contexto de la Guerra Civil española para entender la película. Además, esta película muestra una España moderna y tecnológica que convive con un pasado no resuelto. La conclusión es que el visionado de una película será más ameno cuantos más conocimientos tenga el espectador sobre cómo ver una película y, en concreto, desde la perspectiva de los derechos humanospt_BR
Aparece nas coleções:Letras Espanhol (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO PRISCILA CARVALHO DO NASCIMENTO TCC.pdfArtigo Priscila Carvalho do Nascimento Letras Espanhol2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.