Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5221
Título: Letramento Literário: proposições metodológicas a partir do livro das mil e uma noites
Autor(es): Penha, Marina de Lima Braga
Palavras-chave: Literatura
Ensino
Letramento
Data do documento: 2023
Citação: PENHA, Marina de Lima Braga. Letramento Literário: proposições metodológicas a partir do livro das mil e uma noites. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A presente pesquisa pretende criar, pelo viés do letramento literário, um percurso de leitura literária a partir de algumas narrativas selecionadas do Livro das mil e uma noites (2017). O objetivo principal é responder as seguintes indagações: a leitura literária da obra em questão ou de uma recolha de narrativas nela enfeixadas pode desvelar o processo de construção do letramento literário? Tomando a personagem de Šahrāzād como uma alegoria do processo de letramento literário, o que a sua experiência pode nos ensinar? Que proposições metodológicas para o letramento literário podem ser apresentadas ou experimentadas a partir das histórias das mil e uma noites no processo de ensino aprendizagem da leitura? Para desenvolver essas reflexões partimos de alguns textos-chave quais sejam, Paradigmas do ensino de literatura (COSSON, 2020), Letramento Literário: teoria e prática (COSSON, 2014); Aula (BARTHES, 2007), O direito à literatura (CANDIDO, 2011); As estruturas narrativas (TODOROV, 2008).
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5221
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO final 2 sigaa.pdf649,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.