Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Micaelen Chuma | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T14:36:15Z | - |
dc.date.available | 2024-04-15T14:36:15Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Micaelen Chuma. Ensino e aprendizagem: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a educação escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5224 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta um estudo referente à Teoria Histórico-Cultural e educação escolar, a qual considera a instrução do ser humano visando seu deselvolvimento psíquico e social. O método utilizado foi um estudo bibliográfico, com sínteses e considerações relativas a temática. Tem como objetivo geral identificar contribuições da Teoria Histórico-Cultural para os avanços da educação escolar, apoiando-se nos seguintes objetivos específicos: apresentar os principais conceitos e pressupostos da Teoria Histórico-Cultural; considerar possibilidades de contribuição desse referencial para o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa norteou-se pela seguinte questão: De que modo estudos relativos à Teoria Histórico-Cultural podem contribuir para o avanço da educação escolar? O referencial teórico-metodológico proposto nesse trabalho fundamenta-se no Materialismo Histórico-Dialético, conforme consideram Vigotski (2003; 2009); Duarte (2003; 2004; 2013); Prestes (2012); Pasqualini (2016), Chaves (2020), Garcia (2021), dentre outros. Com base nessas referências, entendemos que a perspectiva histórico-cultural é capaz de fundamentar proposições teórico-metodológicas para o avanço do ensino e da aprendizagem, no sentido de desenvolver os escolares em suas máximas potencialidades humanas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Micaelen Gonçalves (micaelengoncalves@outlook.com) on 2024-04-09T22:51:03Z No. of bitstreams: 1 TCC_Micaelen_Banca.docx: 54659 bytes, checksum: 17a5e92f22f070c7e86772d707ba53e2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br), reason: Bom dia! Prezada Acadêmica, Falta inserir no TCC (versão final), a ficha catalográfica e a ata de aprovação e também fazer correção das referências bibliográfica conforme a vigente NBR 6023. on 2024-04-11T14:16:40Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Micaelen Gonçalves (micaelengoncalves@outlook.com) on 2024-04-15T14:33:04Z No. of bitstreams: 1 TCC_Micaelen_Banca.pdf: 419866 bytes, checksum: 0ff1ba8275d31813016524ac4b9f4353 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2024-04-15T14:36:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Micaelen_Banca.pdf: 419866 bytes, checksum: 0ff1ba8275d31813016524ac4b9f4353 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-15T14:36:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Micaelen_Banca.pdf: 419866 bytes, checksum: 0ff1ba8275d31813016524ac4b9f4353 (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Teoria Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a educação escolar | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Micaelen_Banca.pdf | 410,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.