Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5226
Título: Lealdade, de Márcio Souza: análise do processo da construção identitária da personagem Fernando Simões Correia, a partir de uma leitura pós-colonial
Autor(es): Gomes, Elisângela de Jesus
Palavras-chave: Lealdade
Romance histórico
Identidade
Márcio Souza
Leitura pós-colonial
Data do documento: 2024
Citação: GOMES, Elisângela de Jesus. Lealdade, de Márcio Souza: análise do processo da construção identitária da personagem Fernando Simões Correia, a partir de uma leitura pós-colonial. 100f.: il. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.
Resumo: Esta pesquisa se insere no contexto dos estudos sobre a literatura amazônica, com o objetivo de analisar a construção identitária da personagem Fernando Simões Correia. Através de uma leitura embasada pelo arcabouço teórico dos estudos póscoloniais de autores como Stuart Hall, Homi Bhabha e Edward Said, pretende-se explorar a complexidade e dinâmica do conceito de identidade, almejando uma compreensão mais aprofundada das representações identitárias na literatura amazônica e sua relação com as dinâmicas sociais e culturais que a cercam. Nesse sentido, o trabalho analisa como são narradas o contexto do romance lealdade, entre a história e a ficção, a história do estado do Grão-Pará e rio negro, o romance histórico, metaficção historiográfica, formação e memória, e especificando Fernando um herói em busca de sua identidade. Para tanto, analisamos as marcas identitárias presentes na personagem. E em relação ao herói-protagonista, o estudo demonstrará como seu caminho vacilante entre o centro e a periferia pode modificar sua relação identitária ao longo da narrativa, o que mostra sua maturidade e a formação de um novo sujeito, mais crítico em virtude das situações sociais e política em sua cidade natal. Esse tipo de narrativa pode ser apresentado por um narrador protagonista que se distancia dos fatos no tempo, conduzindo reflexões sobre como poderia ser tal sociedade. Considerando que a trama se dá num período colonial, vemos a oportunidade de investigar se houve mudanças na identidade da personagem no decorrer da trama e se é possível identificar evidências do pós-colonialismo na obra. A obra 'Lealdade' revela aspectos do pós-colonialismo ao refletir sobre formas de resistência e subversão às estruturas de poder estabelecidas, desafiando e transcendendo os padrões eurocêntricos dominantes. A escolha de uma obra amazônica tem, ainda, o propósito de contribuir para a disseminação da literatura de tal região, abordando uma trama que envolve uma trajetória de lutas, guerras, rebeliões, lendas, folclore, mitos. Foi apresentado uma revisão de leitura sobre aportes teóricos referentes aos estudos a partir de alguns autores, como Stuart Hall (2014); Linda Hutcheon (1991); Márcio Souza (1997, 2002); Homi K. Bhabha (1998); Myriam Becho Mota (1997); Fredric Jameson (2007), Miguel Nenevê (2016) dentre outros que respaldam a discussão sobre o tema proposto.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5226
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL REVISADA.pdf518,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.