Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5231
Título: O lugar de Maria Lúcia Medeiros na trajetória literária de autoria feminina
Autor(es): Quadros, Ana Carla Barreto Pereira
Palavras-chave: Mulheres
Maria Lúcia Medeiros
Literatura feminina
Contos
Data do documento: 2019
Citação: QUADROS, Ana Carla Barreto Pereira. O lugar de Maria Lúcia Medeiros na trajetória literária de autoria feminina / Ana Carla Barreto Pereira Quadros. 90 f.: il. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar a presença da voz literária de Maria Lúcia Medeiros (1942-2005) na trajetória de mulheres escritoras brasileiras. Essa contista paraense marca sua estreia no território da literatura com a publicação da coletânea de contos Zeus ou a menina e os óculos (1988). Já na década de 1990, começa a ser reconhecida no ambiente acadêmico no qual trabalhou como professora, visto que seus escritos motivaram a publicação de estudos críticos, tais como ABC de Maria Lúcia Medeiros (1991); Zeus ou a menina e os óculos: a infância revisitada (1999); A ficção de Maria Lúcia Medeiros (2002). Pela valiosa produção que deixou, Medeiros tem o seu nome inserido no rol de escritores da Literatura de expressão amazônica e, partindo desse reconhecimento vinculado ao contexto local, buscou-se neste estudo dois objetivos amplos: a) percorrer a trajetória literária e as contribuições da escritora à Literatura de autoria feminina no Pará; para tanto, foi fundamental o apoio de estudos publicados sobre a silenciosa produção de escritoras brasileiras, a qual passou a ser resgatada somente a partir da década de 1990. No caso da literatura paraense, a pesquisa inédita de recuperação das obras de escritoras esquecidas foi desenvolvida através do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Morais), na Universidade Federal do Pará; b) compreender o diálogo ficção de Medeiros com tendências literárias que passaram a influenciar a literatura de escritoras, principalmente, no período 1960-1990. Para isso, recorreu-se ao aporte proposto pela crítica feminista sobre as transformações na ficção de escritoras contemporâneas, as quais interiorizam estratégias de rupturas em relação às estruturas literárias convencionais. Para melhor compreender tais estratégias, dois contos foram escolhidos para discussão: “Chuvas e trovoadas” e “Espelho meu”, ambos integrantes da primeira coletânea de contos de Medeiros – Zeus ou a menina e os óculos (1988). Os contos selecionados assemelham-se na representatividade das protagonistas, uma vez que são personagens transgressoras, decididas a lutar pelo direito de viver suas subjetividades e pelo espaço para se constituírem em sujeitos da própria história. Palavras-chave: Mulheres, Literatura feminina, Maria Lúcia Medeiros, Contos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5231
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Ana.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.