Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5234
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Patrícia Chaves-
dc.date.accessioned2024-04-16T17:30:29Z-
dc.date.available2024-04-16T17:30:29Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationRIBEIRO, P. C. Do texto literário para o cinema: a transmutação dos signos em O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry. 2024. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5234-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Letras. Orientador (a): Profa. Dra. Walmira Sodre Austríaco Moraespt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo principal investigar a complexa interação entre cinema e literatura, ressaltando as influências recíprocas entre essas duas formas de expressão artística. Nesse sentido, serão examinadas teorias pertinentes à adaptação de obras literárias para o cinema bem como teorias relacionadas à narrativa, linguagem e recepção cinematográficas. Por meio dessa investigação, almejamos compreender a intersecção entre cinema e literatura, reconhecendo o cinema como uma fonte de fascínio e entretenimento, enquanto a literatura é abordada como uma expressão artística de profundidade significativa. Na análise da transmutação dos signos literários, temos como objeto de estudo a obra O Pequeno Príncipe de Antoine de Sant’Exupéry e a adaptação cinematográfica de Mark Osborne. Analisa remos os desafios enfrentados na adaptação cinematográfica, serão discutidas técnicas relevantes e a importância da simultaneidade entre imagens para uma adaptação eficaz. Adicionalmente, dedicaremos atenção ao estudo das diversas edições de O Pequeno Príncipe, buscando destacar sua relevância e as diferentes interpretações que a obra suscita ao longo do tempo. Por fim, direcionaremos nosso enfoque para a análise teórica da adaptação cinematográfica de O Pequeno Príncipe, por Mark Osborne. Esta análise abordará as abordagens técnicas empregadas por Osborne, bem como os desafios enfrentados na transposição da obra original para o cinema. Através dessas reflexões, buscamos enriquecer nossa compreensão da relação entre cinema e literatura, oferecendo percepções valiosas sobre essa adaptação singular.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Patrícia Ribeiro (yeishua96@gmail.com) on 2024-04-15T14:55:09Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA FINAL (2).docx: 1213326 bytes, checksum: ca34fd7cf9d85a1988ad3d3dd760fca0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2024-04-16T17:30:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA FINAL (2).docx: 1213326 bytes, checksum: ca34fd7cf9d85a1988ad3d3dd760fca0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-16T17:30:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA FINAL (2).docx: 1213326 bytes, checksum: ca34fd7cf9d85a1988ad3d3dd760fca0 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectO Pequeno Príncipept_BR
dc.titleDo texto literário para o cinema: a transmutação dos signos em O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupérypt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The main objective of this study is to investigate the complex interaction between cinema and literature, highlighting the reciprocal influences between these two forms of artistic expression. In this sense, theories pertinent to the adaptation of literary works to the cinema will be examined, as well as theories related to cinematic narrative, language and reception. Through this investigation, we aim to understand the intersection between cinema and literature, recognizing cinema as a source of fascination and entertainment, while literature is approached as an artistic expression of significant depth. In the analysis of the transmutation of literary signs, we have as object of study the work The Little Prince by Antoine de Sant'Exupéry and the film adaptation by Mark Osborne. We will analyse the challenges faced in film adaptation, relevant techniques and the importance of simultaneity between images for effective adaptation will be discussed. Additionally, we will devote attention to the study of the various editions of "The Little Prince", seeking to highlight their relevance and the different interpretations that the work raises over time. Finally, we will direct our focus to the theoretical analysis of the film adaptation of "The Little Prince" by Mark Osborne. This analysis will address the technical approaches employed by Osborne, as well as the challenges faced in transposing the original work to film. Through these reflections, we seek to enrich our understanding of the relationship between cinema and literature, offering valuable insights into this unique adaptation.pt_BR
Appears in Collections:DAELL/VHA. Licenciatura em Letras/Português (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA FINAL (2).docx1,18 MBMicrosoft Word XMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.