Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5243
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Vanessa Freitas-
dc.date.accessioned2024-04-17T22:52:54Z-
dc.date.available2024-04-17T22:52:54Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUZA, Vanessa Freitas. Por uma escola que acolha as diferenças: relatos sobre a infância de jovens que não se identificam com a cultura heteronormativa. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5243-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada como requisito de avaliação do componente curricular Pesquisa em Educação II - TCC, do curso de Pedagogia da UNIR – Campus de Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais – DCHS, sob a orientação da Profª Drª Naiara dos Santos Nienowpt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho retrata as vivências escolares narradas por duas pessoas homoafetivas que, ao relatar as memórias da infância e adolescência, puderam destacar a influência da relação eu-outro que ocorreu no espaço da escola e serviu de elemento para construção da identidade deles. A fundamentação teórica foi construída a partir do diálogo sobre a história da sexualidade por Foucault (1999) e Silva (2016), o conceito de sociedade heteronormativa segundo Muniz (2017) e o modo como a religião tem interpretado a homoafetividade de acordo com Silva e Barbosa (2016) e estudo que retratam os impactos da cultura heteronormativa no processo de construção da identidade sexual de indivíduos que fazem parte do grupo LGBTQIA+ segundo Madureira; Branco (2007) e Lepre (2003). O percurso metodológico foi pautado na abordagem qualitativa e trata de uma pesquisa narraitva envolvendo o relato de dois homens gays. Para a produção das informações utilizamos a entrevista semiestruturada que ocorreu individualmente com cada um dos participantes deste estudo. A metodologia de análise das informações que foram geradas nas entrevistas foi os núcleos de significação de acordo com Aguiar e Ozella (2006). Como resultado foi possível identificar seis núcleos de significação, a saber:1) A construção da identidade que contrapõe aos padrões culturais; 2) Histórias da infância; 3) Relatos sobre religião; 4) A vida em família; 5) A vida com os amigos na escola; 6) Relatos sobre a experiências na escola. Em cada um desses núcleos podemos perceber que o cenário escolar foi o lócus predominante de vivências marcadas pela violência física, simbólica, emocional e psicológica que influenciaram na construção da identidade dos participantes da pesquisa. Essas violências foram expressas de forma recorrente e preponderante nas relações que ocorriam entre pares, ou seja,criança-criança e adolescente-adolescente. Os adultos, geralmente, não estavam implicados, ausentes e quando apresentavam posturas de acolhimento acabavam reforçando a cultura heteronormativa que pouco dialogava com as questões internas de construção da identidade de ambos os participantes. O que tornava a situação ainda mais complexa. Por outro lado, também foi possível perceber a presença de adultos no contexto escolar que conseguiram agir com respeito e acolhimento. Importante mencionar que a postura empática ocorreu mais nas escolas públicas, isso não quer dizer que não teve problemas, porém, no contexto da escola privada e de vertente religiosa as vivências de hostilidade, desrespeito e agressão foram invisibilizadas pelos pares ao apresentarem comportamentos de indiferença e apatia com a dor do outro. Destaca-se que as informações geradas nesse percurso investigativo mostraram que as escolas ainda não se impõem como um ambiente inclusivo com práticas de respeito e acolhimento da diferença, conforme está previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica no Brasil. Portanto, é urgente investir em formação continuada para os profissionais que atuam nas escolas que contemplem discussões que tratam sobre gênero e sexualidade, visando o combate à homofobia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanessa Souza (vfreitas030@gmail.com) on 2024-04-11T00:57:44Z No. of bitstreams: 1 TCC VANESSA FREITAS.pdf: 1764981 bytes, checksum: 9643a6f32e864f551514ce45eb5fe0b2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-04-17T22:52:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC VANESSA FREITAS.pdf: 1764981 bytes, checksum: 9643a6f32e864f551514ce45eb5fe0b2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-17T22:52:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC VANESSA FREITAS.pdf: 1764981 bytes, checksum: 9643a6f32e864f551514ce45eb5fe0b2 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSociedade heteronormativapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectDiversidade sexualpt_BR
dc.titlePor uma escola que acolha as diferenças: relatos sobre a infância de jovens que não se identificam com a cultura heteronormativapt_BR
dc.description.abstract2This work portrays the school experiences narrated by two homoaffective people who, when recounting the memories of childhood and adolescence, were able to highlight the influence of the self-other relationship that occurred in the school space and served as an element for the construction of their identity. The theoretical foundation was built from the dialogue on the history of sexuality by Foucault (1999) and Silva (2016), the concept of heteronormative society according to Muniz (2017) and the way in which religion has interpreted homoaffectivity according to Silva and Barbosa (2016) and study that portray the impacts of heteronormative culture on the process of constructing the sexual identity of individuals who are part of the LGBTQIA+ group according to Madureira; Branco (2007) and Lepre (2003). The methodological approach was based on a qualitative approach and involves narrative research involving the accounts of two gay men. To produce information, we used semi-structured interviews that took place individually with each of the participants in this study. The methodology for analyzing the information that was generated in the interviews was the meaning cores according to Aguiar and Ozella (2006). As a result, it was possible to identify six cores of meaning, namely: 1) The construction of identity that opposes cultural standards; 2) Stories from childhood; 3) Stories about religion; 4) Family life; 5) Life with friends at school; 6) Reports about experiences at school. In each of these centers we can see that the school setting was the predominant locus of experiences marked by physical, symbolic, emotional and psychological violence that influenced the construction of the identity of the research participants. This violence was expressed recurrently and predominantly in relationships that occurred between peers, that is, child-child and adolescent-adolescent. Adults were generally not involved, absent and when they presented welcoming attitudes, they ended up reinforcing the heteronormative culture that had little dialogue with the internal issues of identity construction of both participants. Which made the situation even more complex. On the other hand, it was also possible to notice the presence of adults in the school context who managed to act with respect and acceptance. It is important to mention that the empathetic stance occurred more in public schools, this does not mean there were no problems, however, in the context of private and religious schools, experiences of hostility, disrespect and aggression were made invisible by peers when they presented behaviors of indifference and apathy with the pain of the other. It is noteworthy that the information generated in this investigative path showed that schools still do not establish themselves as an inclusive environment with practices of respect and acceptance of differences, as provided for in the General National Curricular Guidelines for Basic Education in Brazil. Therefore, it is urgent to invest in continuing training for professionals who work in schools that include discussions about gender and sexuality, aiming to combat homophobia.pt_BR
Appears in Collections:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC VANESSA FREITAS.pdf1,72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.