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dc.contributor.authorSouza, Tatiane da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-24T19:00:55Z-
dc.date.available2024-04-24T19:00:55Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5255-
dc.descriptionArtigo de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Administração. Orientadora: Profa. Dra. Lucélia Largura do Vale Vidigalpt_BR
dc.description.abstractO aumento do acesso à internet e a disseminação das tecnologias de informação e comunicação têm impulsionado a participação ativa dos idosos no comércio eletrônico. O presente artigo teve como objetivo analisar o comportamento do consumidor idoso em relação ao processo de decisão de compra pela internet no município de Cacoal, estado de Rondônia. A pesquisa teve como fins uma investigação exploratória e descritiva, método dedutivo e abordagem qualitativa. Como técnicas de coletas de dados utilizou a pesquisa bibliográfica e o formulário estruturado. O formulário contendo 23 perguntas foi aplicado junto ao público da terceira idade de Cacoal, com participação de 45 idosos selecionados por critério da intencionalidade. Os resultados revelaram que os e-consumidores idosos são majoritariamente do sexo feminino, casados, com idade abaixo de 65 anos. A maioria demonstrou capacidade de fazer compras online de forma independente, recorrendo à ajuda dos filhos quando necessário. A conveniência e variedade de produtos disponíveis sem sair de casa foram os principais motivadores de compra, sendo roupas, acessórios e produtos de beleza os itens mais adquiridos. Como ponto fraco pode-se ressaltar que a pesquisa não obteve o número total de respondentes como pretendia devido uma boa parte dos idosos não comprarem pelo e-commerce. No entanto, um ponto fraco identificado foi a menor adesão de idosos ao comércio eletrônico, o que limitou o alcance do estudo. Sugere-se investigar os desafios e barreiras que impedem os idosos de comprarem pela internet, com foco na análise dos fatores que influenciam essa baixa adesão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tatiane da Silva Souza (taty3365@gmail.com) on 2024-04-23T22:32:45Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO - TATIANE DA SILVA VERSÃO FINAL PDF (4).pdf: 1100536 bytes, checksum: 9717f966ef65e9c26052f1cbc4f05b3d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Eduardo Taveiros dos Santos Júnior (eduardo.taveiros@unir.br) on 2024-04-24T19:00:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO - TATIANE DA SILVA VERSÃO FINAL PDF (4).pdf: 1100536 bytes, checksum: 9717f966ef65e9c26052f1cbc4f05b3d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-24T19:00:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO - TATIANE DA SILVA VERSÃO FINAL PDF (4).pdf: 1100536 bytes, checksum: 9717f966ef65e9c26052f1cbc4f05b3d (MD5) Previous issue date: 2024-03-25en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectCabelo grisalhopt_BR
dc.subjectE-consumidorespt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectMercado digitalpt_BR
dc.titleComportamento de compra dos e-consumidores na terceira idade no município de Cacoal - ROpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.abstract2Increased access to the internet and the spread of information and communication technologies have boosted the active participation of older people in e- commerce. The aim of this article was to analyze the behavior of elderly consumers in relation to the decision-making process when buying online in the municipality of Cacoal, state of Rondônia. The research was exploratory and descriptive, using a deductive method and a qualitative approach. Bibliographical research and structured forms were used as data collection techniques. The form, containing 23 questions, was applied to senior citizens in Cacoal, with the participation of 45 elderly people selected according to the criterion of intentionality. The results revealed that elderly e-consumers are mostly female, married and under 65 years old. The majority demonstrated the ability to shop online independently, enlisting the help of their children when necessary. Convenience and the variety of products available without leaving home were the main motivators for purchases, with clothes, accessories and beauty products being the most purchased items. A weak point isthat the survey didn't get the total number of respondents it wanted because a large proportion of older people don't buy through e-commerce. However, a weak point identified was the lower take-up of e- commerce by the elderly, which limited the scope of the study. We suggest investigating the challenges and barriers that prevent the elderly from buying online, with a focus on analyzing the factors that influence this low adherence.pt_BR
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