Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJustino, Joêzia Silva-
dc.date.accessioned2024-04-29T18:19:25Z-
dc.date.available2024-04-29T18:19:25Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationJUSTINO, Joêzia Silva. Análise da trajetória de três mulheres cotistas no curso de Licenciatura em Pedagogia turmas 2018/1 e 2019/1 na UNIR/JP: mudanças, transformações e outras possibilidades. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Pedagogia) – Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5294-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação do professor Dr. Paulo Sérgio Dutra.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo propõe analisar as mudanças e transformações na vida de três mulheres cotistas após ingressarem no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná, e que integram as turmas de 2018/2 e 2019/1. Para o estudo utilizou-se pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista estruturada, pesquisa de caráter qualitativo. A fundamentação teórica é pautada nos autores Abreu e Lima (2018), Santos (2021), Bastos (2018), Dutra e Costa (2021) Silva (2021), Hernandez (2017) e Gomes (2003), para entender conceitos relacionados a políticas públicas de ações afirmativas, e a Lei N°12711, conhecida como Lei de Cotas. Com relação aos objetivos, procurou-se analisar se houve mudanças e/ou transformações na vida dessas três mulheres cotistas após ingressarem na universidade, e buscou-se compreender quais foram essas mudanças e como as mesmas ocorreram. Dessa forma os dados permitem concluir que houve sim muitas mudanças na vida dessas mulheres cotistas, mudanças financeiras, perspectiva de vida, senso crítico aguçado, mais conhecimentos, oportunidades de emprego e melhoria de vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Joêzia Justino (joeziasilvajustinosilva@gmail.com) on 2024-04-21T04:00:10Z No. of bitstreams: 1 TCC JOEZIA versão folha aprovação e ficha catolografica 3.pdf: 1290359 bytes, checksum: 2fe77bcdeb96211e46dc65f315bb6fac (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-04-29T18:19:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC JOEZIA versão folha aprovação e ficha catolografica 3.pdf: 1290359 bytes, checksum: 2fe77bcdeb96211e46dc65f315bb6fac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-29T18:19:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC JOEZIA versão folha aprovação e ficha catolografica 3.pdf: 1290359 bytes, checksum: 2fe77bcdeb96211e46dc65f315bb6fac (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCotaspt_BR
dc.subjectAmpla concorrênciapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.titleAnálise da trajetória de três mulheres cotistas no curso de Licenciatura em Pedagogia turmas 2018/1e 2019/1 na UNIR/JP: mudanças, transformações e outras possibilidadespt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The present study proposes to analyze the changes and transformations in the lives of three female quota holders after they entered the Pedagogy course at the Federal University of Rondônia – Campus Ji-Paraná, class 2018/2 and 2019/1. For the study, bibliographical research, documentary research and structured interviews were used, qualitative research. The theoretical foundation is based on the authors Abreu and Lima (2018), Santos (2021), Bastos (2018), Dutra and Costa (2021),Silva (2021), Hernandez (2017) and Gomes (2003), this work covers several concepts related to public affirmative action policies, law no. 12711, known as quotas law.Regarding the objectives, we sought to analyze whether there were changes and/or transformations in the lives of these three quota women after entering university, and we sought to understand what these changes were and how they occurred. In this way, the data allows us to conclude that there were many changes in the lives of these women quota holders, financial changes, life perspective, sharpened critical sense, more knowledge, job opportunities and improved lives.pt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOEZIA versão folha aprovação e ficha catolografica 3.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.