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dc.contributor.authorAlencar, Daiane Alves-
dc.date.accessioned2024-05-02T17:30:30Z-
dc.date.available2024-05-02T17:30:30Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.citationALENCAR, Daiane Alves. A Pedagogia Social em espaços não-escolares: O Cras do bairro Jardim dos Migrantes Ji-Paraná/RO. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Pedagogia) - Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5306-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia -UNIR, Campus de Ji-Paraná\RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais – como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Professora Isaura Isabel Conte.pt_BR
dc.description.abstractA educação está em constante evolução na sociedade e não se limita apenas a espaços educacionais formais, podendo ser encontrada em diversos âmbitos e ser trabalhada em diversos lugares, garantindo um melhor desempenho de equipes e profissionais em espaços escolares e não escolares. Este trabalho tem como tema a Pedagogia não escolar e por isso vai trazer alguns elementos de como acontece a atuação do pedagogo no Cras do Bairro Jardim dos Migrantes do município de Ji-Paraná/RO. Partiu-se do seguinte problema de pesquisa: Como se dá a atuação do pedagogo/a em espaço não escolar no Cras Jardim dos Migrantes, município de Ji-Paraná-RO, ano 2023-2024? Diante dessa perspectiva, este trabalho tem o objetivo geral compreender como se desenvolve a pedagogia em espaços não escolares no Cras do Bairro Jardim dos Migrantes em Ji-Paraná/RO. O interesse em desenvolver este estudo se deu ao descobrir, no curso de Pedagogia da UNIR, campus de Ji-Paraná a vasta área de estudo e de atuação que um pedagogo/a pode ter; outro fator é apresentar mais reflexões ao tema e explorar sobre as diversas possibilidades dessa atuação dando a conhecer melhor o tema, superando estereótipos da pessoa do pedagogo/a como aquele/a que somente trabalha com crianças pequenas. A metodologia foi de cunho qualitativo, utilizando o método estudo de caso, tendo como principal técnica de pesquisa observação simples acrescido de um questionário semiestruturado. Os sujeitos da pesquisa foram duas colaboradoras, uma que exerce a função de auxiliar administrativo e a outra, de pedagoga. As observações foram feitas de novembro de 2023 a fevereiro de 2024 e foram observados a rotina de funcionamento do local, acompanhamento das atividades exercidas pela pedagoga no atendimento às famílias assistidas, bem como, ao público geral. Destacamos como relevante nesta pesquisa, que o pedagogo que atua em espaço não escolar assume inúmeras funções e tarefas diferentes no cotidiano e geralmente lida com situações de vulnerabilidade social; precisa entender desde processos formativos escolares, a projetos financeiros, prestação de contas, relatórios, organização e condução de equipes, relações políticas com outras entidades a fim de fazer funcionar os programas sociais, no caso do Cras. Sua profissão sofre interferência direta do poder público que por vezes faz “dança de cadeiras”, nem sempre respeitando processos pedagógicos em andamento. Com mudanças de pessoas nas equipes de trabalho, esse pedagogo/a precisa sempre estar pronto para se adaptar e a valorização da sua carreia ainda é um desafio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daiane Alencar (daianealvesdealencar@gmail.com) on 2024-04-22T20:21:51Z No. of bitstreams: 1 Daiane Alves de Alencar.pdf: 11571285 bytes, checksum: 2479c41786d8110272c9031fc37985de (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPedagogo/apt_BR
dc.subjectEducação Formal Não Escolarpt_BR
dc.subjectPedagogia Socialpt_BR
dc.subjectCraspt_BR
dc.titleA Pedagogia Social em espaços não-escolares: O Cras do bairro Jardim dos Migrantes Ji-Paraná/ROpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2Education is constantly evolving in society and is not limited to formal educational spaces, it can be found in different areas and worked in different places, ensuring better performance of teams and professionals in school and non-school spaces. This work's theme is non-school pedagogy and therefore will bring some elements of how the pedagogue works in the Cras of Bairro Jardim dos Migrantes in the municipality of Ji-Paraná/RO. The starting point was the following research problem: How does the pedagogue work in a non-school space in Cras Jardim dos Migrantes, municipality of Ji-Paraná-RO, year 2023-2024? Given this perspective, this work has the general objective of understanding how pedagogy is developed in non-school spaces in Cras do Bairro Jardim dos Migrantes in Ji-Paraná/RO. The interest in developing this study arose when I discovered, in the Pedagogy course at UNIR, Ji-Paraná campus, the vast area of study and activity that a pedagogue can have; Another factor is to present more reflections on the topic and explore the different possibilities of this activity, making the topic better known, overcoming stereotypes of the pedagogue as someone who only works with young children. The methodology was qualitative in nature, using the case study method, with the main research technique being simple observation plus a semi-structured questionnaire. The subjects of research were two collaborators, one who works as an administrative assistant and the other as a pedagogue. The observations were made from November 2023 to February 2024 and the routine operation of the site was observed, monitoring the activities carried out by the pedagogue in serving the assisted families, as well as the general public. We highlight as relevant in this research, that the pedagogue who works in a non-school space assumes numerous different functions and tasks in everyday life and generally deals with situations of social vulnerability; needs to understand everything from school training processes, to financial projects, accountability, reports, organization and leadership of teams, political relationships with other entities in order to make social programs work, in the case of Cras. His profession suffers direct interference from public authorities, which sometimes does “musical chairs”, not always respecting ongoing pedagogical processes. With changes in people in work teams, this pedagogue always needs to be ready to adapt and valuing their career is still a challenge.pt_BR
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