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Título: Percepções sobre o Currículo de História a partir da presença da Arqueologia: Diálogo sobre pessoas, ensino e Arqueologia Pública
Autor(es): Félix, Glenda Maria Bastos
Palavras-chave: Arqueologia
Ensino de História
Educação Patrimonial
Arqueologia Pública
Data do documento: 2023
Citação: FÉLIX, Glenda Maria Bastos. Percepções sobre o Currículo de História a partir da presença da Arqueologia: Diálogo sobre pessoas, ensino e Arqueologia Pública. 126f.: il. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: O passado mais remoto da humanidade pode ser analisado por múltiplas perspectivas, a depender por qual ciência está sendo construído o diálogo, para esta dissertação será analisada pela perspectiva da arqueologia em conjunto com a história. O objetivo deste trabalho é discutir as abordagens e temas sensíveis à arqueologia apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de História para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) propondo formas de utilizar a materialidade da Reserva Técnica de Arqueologia da UNIR (RTDARQ) como elo entre o ensino formal e a arqueologia. Para isto, utilizou-se do aporte teórico de Funari para discutir Arqueologia Pública e Educação Patrimonial como metodologias para aproximar a educação formal dos conhecimentos arqueológicos, através de atividades interdisciplinares nas escolas, visitação à sítios arqueológicos além de visitações ao acervo físico da RTDARQ. Além da perspectiva do Ensino de História presente nas obras de Circe Bittencourt além do aporte teórico sobre educação presente em Libâneo. Observou-se então que a BNCC se distancia da abordagem direta de temas arqueológicos. O termo “arqueologia” e afins não aparece diretamente no currículo, caracterizando um retrocesso dessas questões de forma explicita, deixando a cargo das editoras de materiais didáticos discutirem esses assuntos de forma indireta nas habilidades da Base. A Arqueologia Amazônica ainda é tratada de forma superficial nos livros didáticos, levando em consideração que não há uma habilidade que foque em dissertar sobre o passado pretérito das sociedades indígenas da Amazônia levando em consideração as mais variadas características que as comtemplam.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5324
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