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dc.contributor.authorCoutinho, Gabriele Cristina Alves de Sousa-
dc.date.accessioned2024-05-09T13:54:24Z-
dc.date.available2024-05-09T13:54:24Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Gabriele Cristina Alves de Sousa. Análise da Política Nacional de Alfabetização do governo Bolsonaro . 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5329-
dc.description.abstractA presente dissertação é resultado de uma pesquisa acerca da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída no governo Bolsonaro (2019-2022). O objetivo desta investigação consistiu em analisar a referida política e seus programas Tempo de Aprender e Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) seus objetivos e metas, organização, concepções teóricas, concepção e organização da formação de professores em relação aos métodos e outras propostas pedagógicas de alfabetização. Para tanto, utilizou-se o materialismo histórico-dialético, que possibilita compreender o fenômeno de forma concreta, a partir de suas múltiplos dimensões, relacionando as partes que o compõem ao todo histórico. Os dados foram obtidos por meio das pesquisas bibliográfica e documental, que possibilitaram os fundamentos teóricos e epistemológicos para a compreensão da alfabetização, suas contradições e movimentos históricos que a acompanham, além das concepções de alfabetização consideradas pelo Estado. Nessa perspectiva, buscou-se compreender o histórico das principais políticas de alfabetização desenvolvidas no Brasil, a partir da década de 1990, relacionando-as com as influências dos organismos internacionais no contexto do neoliberalismo. Os resultados apontam que a PNA em foco se fundamenta no método fonético; as bases teóricas e metodológicas dos programas Tempo de Aprender e ABC conduzem a uma aprendizagem descontextualizada da realidade social, econômica e política, representando uma continuidade nas políticas de alfabetização já perpetradas, baseadas em métodos desconexos da realidade, que não alcançam os índices necessários relacionados à alfabetização nem proporcionam às crianças a aprendizagem de forma histórica e crítica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriele Coutinho (gabrielecristina10@hotmail.com) on 2024-05-09T00:47:11Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Versão Final.pdf: 1217975 bytes, checksum: df464b79bfb68afe8bdc6b0963eebe6a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2024-05-09T13:54:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Versão Final.pdf: 1217975 bytes, checksum: df464b79bfb68afe8bdc6b0963eebe6a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-09T13:54:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Versão Final.pdf: 1217975 bytes, checksum: df464b79bfb68afe8bdc6b0963eebe6a (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectTempo de Aprenderpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleAnálise da Política Nacional de Alfabetização do governo Bolsonaropt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2This dissertation is the result of a research about the National Literacy Policy (PNA), instituted in the Bolsonaro government (2019-2022). The objective of this investigation was to analyze the aforementioned policy and its programs Time to Learn and Science Based Literacy (ABC), its objectives and goals, organization, theoretical conceptions, conception and organization of teachers training in relation to the methods and other pedagogical proposals of literacy. To this end, it was used the historical-dialectical materialism, which makes possible to understand the phenomenon in a concrete way, from multiple dimensions, relating the parts to the historical whole. Data were obtained through bibliographical and documentary researches, which enabled the theoretical and epistemological foundations for understanding literacy, its contradictions and historical movements, in addition to the conceptions of literacy considered by the State. From this perspective, we sought to understand the history of the main literacy policies developed in Brazil, starting in the 1990s, relating them to the international organizations influences in neoliberal context. The results indicate that the PNA in focus is based on the phonetic method; the theoretical and methodological bases of the Time to Learn and ABC programs lead to learning out of context from the social, economic and political reality, representing a continuity in the literacy policies already perpetrated, based on methods disconnected from reality, which do not reach the necessary indexes related to the literacy nor provide children with learning in a historical and critical way.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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