Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/533
Título: As contribuições da educação para o direcionamento da economia verde e do desenvolvimento sustentável em prol da erradicação da pobreza
Autor(es): Campagnaro, Érica de Azevedo Pereira
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Economia verde
Educação
Data do documento: 7-Mai-2015
Citação: CAMPAGNARO, Érica de Azevedo Pereira. As contribuições da educação para o direcionamento da economia verde e do desenvolvimento sustentável em prol da erradicação da pobreza. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: A Economia Verde resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente riscos ambientais e escassez ecológica. Nesse contexto a presente pesquisa teve por objetivo identificar como a educação está contribuindo para o direcionamento da Economia Verde e do Desenvolvimento Sustentável em prol da erradicação da pobreza no município de Cacoal. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa descritiva por meio do método dedutivo, que se utilizou de pesquisa documental junto aos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas e de observação e um roteiro semi-estruturado, o qual foi aplicado ao professor da disciplina de Biologia das 06 escolas entrevistadas. A sustentabilidade se baseia em três pilares: O econômico, social e ambiental. Os principais resultados indicam que a escola tomou consciência e muitas iniciativas têm sido tomadas mediante essa questão. Por essas razões, vê-se a importância de incluir Meio Ambiente nos currículos escolares como tema transversal, permeando toda prática educacional. A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade. A formulação do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, por meio da discussão, decisão e encaminhamentos conjuntos, com atribuição de responsabilidades, vem possibilitando superar o fracionamento do saber. Cada professor, dentro da especificidade de sua área, vem adequando o tratamento dos conteúdos para contemplar o Tema Meio Ambiente, assim como os demais Temas Transversais que se relacionam com o esverdeamento da economia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Câmpus Prof. Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Contábeis. Orientadora Profa. Dra. Suzenir Aguiar da Silva Sato.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/533
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO.pdf539,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador