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Título: A gestão de resíduos sólidos: um estudo no setor supermercadista do município de Cacoal/R
Autor(es): Santos, Brenda Cristina Rocha dos
Palavras-chave: Contabilidade ambiental
Resíduos sólidos
Supermercado
Meio ambiente
Data do documento: 25-Jun-2015
Citação: SANTOS, Brenda Cristina Rocha dos. A gestão de resíduos sólidos: um estudo no setor supermercadista do município de Cacoal/RO. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: não destinação final dos resíduos sólidos pode causar sérios impactos ao meio ambiente, passando a comprometer a qualidade de vida das gerações futuras. Assim, as organizações que pretendem manter-se no mercado não poderão levar em conta somente os fatores econômicos, mas deverão programar estratégias sustentáveis. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as práticas adotadas pelas empresas do setor supermercadista que reduzem o impacto ambiental produzido pelo lixo descartado no município de Cacoal/RO. Para tanto, foi utilizado estudo exploratório-descritivo com pesquisa bibliográfica e estudo de campo, com abordagem qualitativa. Como técnica de pesquisa foi adotada a entrevista aplicada com os gestores do setor supermercadista e visitas in loco. A coleta de dados ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de março de 2015 e as visitas in loco nas empresas para verificar as ações que estão sendo implementadas pelas empresas do setor supermercadista para reduzir o impacto ambiental produzido pelo lixo descartado foram realizadas nos meses de maio e junho de 2015. Os resultados apontaram que as práticas adotadas pelas empresas do setor supermercadista para reduzir o impacto ambiental produzido pelo lixo descartado, atenderam aos objetivos propostos nesta pesquisa, e ao referencial teórico estudado. Contudo, pode-se notar que os investimentos realizados pelas empresas, fizeram com que elas compreendessem que investir em ações ambientais não resultariam apenas custos para a organização, mas relevantes benefícios quanto à imagem frente aos funcionários, clientes e a sociedade em geral.
Descrição: Artigo apresentado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis sob a orientação da Profa. M.ª Andréia Duarte Aleixo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/596
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

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