Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/602
Título: A contribuição da gestão de custos para pequenas indústrias do ramo de marcenaria: estudo de caso na madeireira CR LTDA em Cacoal - RO
Autor(es): Souza, Everson da Silva
Palavras-chave: Ciências contábeis
Custos
Setor moveleiro
Ponto de equilíbrio
Data do documento: 25-Jun-2015
Citação: SOUZA, Everson da Silva. A contribuição da gestão de custos para pequenas indústrias do ramo de marcenaria: estudo de caso na madeireira CR LTDA em Cacoal - RO. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar o ponto de equilíbrio contábil numa pequena indústria de móveis no município de Cacoal-RO, afim de contribuir para gestão de custos, especificamente no que tange a lucratividade e rentabilidade. Para tanto foi realizado um estudo de caso na madeireira CR Ltda, na produção de portas do tipo almofadas com observação in loco dos custos de matéria prima, energia elétrica e mão de obra utilizadas em todas as etapas do processo de produção de uma unidade. Desta forma, determinou-se os custos fixos e variáveis, a margem de contribuição e o preço de venda. Em seguida o ponto de equilíbrio foi utilizado para analisar as folgas de produção. Como resultado, observou-se que o ponto de equilíbrio era de 64 unidades no período de um mês, ou seja, a produção mínima para cobrir os custos. Com a produção do período, o lucro é de 80% sobre custos, porém, utilizando a capacidade máxima de 200 unidades mensais, sua lucratividade saltaria para 163% sobre os custos.
Descrição: Artigo - Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis sob orientação do Prof. M.e Rogério Simão.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/602
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO EVERSON VERSÃO FINAL.pdf571,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador