Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/702
Título: Perfil dos serviços contábeis para o setor rural
Autor(es): Kaiber, Jéssica Letícia da Silva
Palavras-chave: Contabilidade rural
Prestação de serviço
Tomada de decisão
Data do documento: 2016
Citação: KAIBER, Jéssica Letícia da Silva. Perfil dos serviços contábeis para o setor rural. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: Este trabalho visa caracterizar a prestação do serviço contábil ofertado ao meio rural na cidade de Cacoal pelos escritórios de contabilidade, identificando os principais serviços, preços praticados, relevância entre outros. A pesquisa se caracteriza como exploratório-descritiva, a qual abordou as 23 sociedades empresarias de prestação de serviço contábil existente em Cacoal, das quais 17 atendem ao meio rural. Foram excluídos da amostra os prestadores de serviço contábil que estão enquadrados na categoria de empresários individuais. No entanto foi realizada entrevista junto a apenas 12 das 17 empresas existentes. Verificou-se uma pequena participação do setor rural na carteira de clientes destes escritórios, uma vez, que representa apenas 7,08% do total dos clientes. Também foi identificado a gama de serviços ofertados pelos escritórios para o setor rural. Foi constatado que essa é uma área pouco explorada pelos prestadores de serviços contábeis em Cacoal o que leva a baixa demanda por esse tipo de serviço bem como a não utilização das informações contábeis pelos produtores ruraisno processo de gestão e tomada de decisão em suas propriedades. Dentre os diversos serviços prestados pelos escritórios de contabilidade de Cacoal verificou-se que para o setor rural especificamente, são atendidas as demandas de apenas 03 serviços; declaração de imposto de renda pessoa física, declaração de imposto sobre propriedade territorial rural e folha de pagamento. Outros serviços não são demandados pelos produtores rurais dessa localidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. M.e Cleberson Eller Loose
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/702
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERFIL DO SERVIÇO CONTABIL PARA O SETOR RURAL.pdf265,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador