Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/870
Título: | Borges: a filosofia platônica como saber que integra a construção do fantástico |
Autor(es): | Melo, Gabriel Pereira de |
Palavras-chave: | Borges Literatura Fantástico Filosofia Platão |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | MELO, G. P. de. Borges: a filosofia platônica como saber que integra a construção do fantástico. 2014. 97f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014. |
Resumo: | Este trabalho investiga a construção do fantástico nos contos de Jorge Luis Borges (1899-1986) por meio do uso que o autor faz da filosofia. O propósito principal procura responder à questão que guiou este trabalho: como se dá o fantástico nos contos borgeanos? Para respondê-la, divide-se o trabalho em três capítulos. No primeiro capítulo traça-se uma leitura dos contos de Borges em que foram identificadas referências diretas que o autor faz ao fantástico, possibilitando notar que o autor não trabalha apenas com uma concepção de fantástico. Os livros utilizados como corpus do primeiro capítulo são: Ficciones (1944); El Aleph (1949); El Informe de Brodie (1970); El Libro de Arena (1975); e La Memoria de Shakespeare (1983). No segundo capítulo foram feitas leituras teóricas sobre o gênero fantástico observado em autores como Todorov (2003), Bessière (2009), Alazraki (2001), Sarlo (2008), Roas (2014), que além de auxiliarem e engrandecerem esta pesquisa, proporcionaram entendimento sobre os estudos do fantástico. Já no terceiro capítulo, utilizando-se os estudos desenvolvidos nos capítulos antecedentes, a análise do conto “El inmortal” demonstra, na prática, o fantástico borgeano entrelaçado com a filosofia platônica, a saber, a teoria do conhecimento. Observam-se na análise as similaridades e as diferenças em como Borges lê o Mito da Caverna de Platão, isto é, lê-a como procedimento de desconstrução do mundo metafísico construído pelo filósofo. Como resultado, aponta-se que nos contos borgeanos, grande parte, a filosofia serve como estratégia para o fazer fantástico, além de servir como base para a construção ou desconstrução da realidade nos contos de Borges. Encontra-se nesta pesquisa uma contribuição ao campo de investigações sobre o fantástico e aos estudos literários vinculados à filosofia na obra borgeana. Além de levantar outras questões que possibilitam aos leitores o anseio pelo simultâneo estudo da obra de Borges e da filosofia. |
Descrição: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profª. Drª. Heloísa Helena Siqueira Correia. |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/870 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabriel P. de Melo_Borges.pdf | 790,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.