Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/924
Título: Análise do perfil do administrador através da competência emocional resultante da ferramenta Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ-45)
Autor(es): Santos, Daiane Guanieri dos
Palavras-chave: Inteligência emocional
Emotional skills
Administração
Data do documento: 1-Dez-2014
Citação: SANTOS, Daiane Guarnieri dos. Análise do perfil do administrador através da competência emocional resultante da ferramenta Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ-45). 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: Este artigo apresenta a análise do perfil do administrador através da competência emocional no processo de tomada de decisão; em que foi possível obter conhecimento sobre o fenômeno da inteligência emocional e os fatores que a envolvem. O objetivo desse estudo foi o de analisar a influência da inteligência emocional no processo de tomada de decisão do Administrador. O tipo de pesquisa realizada foi de natureza exploratória, descritiva e fenomenológica, quanto aos fins deste estudo; e optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo quanto aos meios. Foi utilizado o método dedutivo com uma abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra foi composta por 18 administradores com registro no CRA-RO na cidade de Cacoal, aptos a votarem em eleições do conselho. Foram aplicados questionários, sendo esse instrumento constituído com 45 itens em que foi possível analisar o perfil do administrador quanto à inteligência emocional através da ferramenta científica denominada Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ-45); instrumento este constituído por Taksic (2000), no contexto croata foi adaptado para atender aos objetivos da pesquisa. No contexto cacoalense, através da verificação científica, foi possível evidenciar quais os fatores contidos na inteligência emocional que influencia o processo de tomada de decisão do administrador e que pessoas inteligentes emocionalmente têm mais probabilidade de sentirem -se satisfeitas, pois os vários fatores que influenciam um gestor estão relacionados com o conhecimento sensível e Inteligível e a manifestação da emoção na realidade decisorial; daí a importância de conhecer a si mesmo, e isso inclui saber como a pessoa gerencia ou se dá com suas emoções.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Diogo Gonzaga Torres Neto
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/924
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Capa do Artigo - ESCQ-45.pdf75,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artigo - ESCQ-45 - DAIANE GUARNIERI - Parte 1.pdf810,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artigo - ESCQ-45 - DAIANE GUARNIERI - Parte 2.pdf427,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador