Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1193
Título: Sentidos construídos sobre avaliação da aprendizagem escolar: da formação inicial à prática profissional – um estudo na perspectiva histórico-cultural
Autores: Santos, Gisele Caroline Nascimento dos
Souza, Ana Maria de Lima
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem escolar
Profissionais em educação
Sentidos
Data de publicação: 2015
Citação: SANTOS, Gisele Caroline Nascimento dos. Sentidos construídos sobre avaliação da aprendizagem escolar: da formação inicial à prática profissional – um estudo na perspectiva histórico-cultural. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação- Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 176f. Porto Velho, 2015.
Resumo: A avaliação da aprendizagem constitui-se como um fator importante no contexto escolar, porém, muitas vezes é praticada independente dos processos de ensino e aprendizagem por meio de sistemas de avaliações organizados de forma isolada das demais atividades pedagógicas, o que faz com que ainda hoje a avaliação gere muitas contradições no âmbito escolar. Esta pesquisa tem como enfoque investigativo os sentidos construídos sobre avaliação da aprendizagem escolar por profissionais em educação, egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O principal objetivo é analisar os sentidos atribuídos à avaliação da aprendizagem no percurso formativo da graduação (2004) por meio da pesquisa de Souza (2005) e, dez anos depois, como profissionais em educação (2014/2015). A pesquisa tem abordagem qualitativa e constituiu-se em três etapas. A primeira caracterizou-se pelo levantamento bibliográfico dos principais autores que se relacionam com a temática. Identificou-se que a Avaliação da Aprendizagem Escolar, abordada por Luckesi (2011a, 2011b), elucida as questões a serem discutidas sobre esse descritor. A teoria da Pedagogia Histórico-crítica no contexto escolar é abordada a partir de Martins (2013) e Saviani (1991, 2008, 2009). Com relação ao descritor “sentido”, buscou-se no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural por meio dos autores Duarte (1993, 2001), Leontiev (1988), Luria (1979) e Vigotski (1995, 1995) aporte para as questões a serem abordadas. A segunda etapa compôs-se da coleta de dados, realizada por meio de entrevista (SZYMANSKI, 2011) com três profissionais em educação nos anos de 2014/2 e 2015/1. A terceira etapa constituiu-se na análise dos discursos das colaboradoras à luz do referencial teórico da pesquisa e baseado na Análise do Conteúdo (BARDIN, 2009). Destaca-se o movimento dos sentidos trazidos pelas profissionais em educação do ano de 2004 para 2014/2015. Nesse percurso, as colaboradoras reconhecem muitas contradições presentes ainda hoje nas práticas avaliativas escolares e consideram muito importante ter como foco da atividade pedagógica avaliativa a pessoa do educando.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado Acadêmico em Psicologia - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Psicologia. Orientadora: Profa. Dra. Ana Maria de Lima Souza.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1193
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia / PVH. Dissertações

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