Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1346
Título: A equipe de saúde da família e a educação sexual na adolescência: um estudo em uma unidade de saúde da família
Autor(es): Lima, Lívia Julienne da Silva
Palavras-chave: Adolescência
Educação sexual
Estratégia saúde da família
Data do documento: 2014
Citação: Lima, L. J. da S. A equipe de saúde da família e a educação sexual na adolescência: um estudo em uma unidade de saúde da família. 2014. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: O crescente número de adolescentes com gravidez indesejada e DST e outras situações de risco vinculadas a práticas sexuais desprotegidas, acrescido de poucas ou ineficazes ações de promoção à saúde chamam atenção para a necessidade da implementação de ações de educação sexual, a fim de contribuir com o desenvolvimento humano nessa fase. Este estudo busca descrever e analisar como são desenvolvidas as ações de educação sexual na atenção básica, pelas equipes de saúde da família. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizada em uma Unidade de Saúde da Família do Município de Porto Velho. Os sujeitos foram 29 profissionais atuantes na Estratégia Saúde da Família e a coleta de dados se deu através de entrevista semiestruturada e observação de campo no período de junho a agosto de 2013. Os resultados evidenciam que as equipes de saúde da família são sensíveis quanto à importância de um trabalho de educação sexual junto aos adolescentes e também à família, no entanto não possuem preparo adequado para desempenhar essa abordagem com qualidade. Desenvolvem atendimentos individuais, atividades coletivas e palestras educativas em grupos com adolescentes abordando temas relacionados à gravidez na adolescência com ênfase nos métodos anticoncepcionais e também DST/Aids com estímulo ao uso do preservativo. Os agentes comunitários de saúde através do vínculo e da confiança estabelecidos em seu cotidiano com os adolescentes, seja nas visitas domiciliares ou na comunidade, representam importante elo para a identificação, acolhimento e encaminhamento desta população aos serviços oferecidos pelas equipes, além de serem potenciais educadores para a sexualidade. Todos os profissionais que compõem as equipes necessitam de qualificação e desconhecem as ações e as atribuições preconizadas para a elaboração, condução e avaliação de ações destinadas à prevenção de agravos, promoção e assistência à saúde de adolescentes.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Profª. Drª. Lúcia Rejane Gomes da Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1346
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lívia J.S. Lima_A equipe de saúde da família.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.